O USO DAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: 5034 • 9/4/2018 • Artigo • 2.396 Palavras (10 Páginas) • 401 Visualizações
O USO DAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nátaly Barreto
Prof. Gilsoni Mendonça Lunardi
FUCAP – FACULDADE CAPIVARI
Curso de Pós-Graduação – Turma
02/08/2017
RESUMO
Na atualidade, sabemos da importância da inclusão das tecnologias em nosso dia a dia, e quando falamos em educação especial, ela torna-se uma grande aliada, pois tem auxiliado muitas pessoas nesse processo de apropriamento do conhecimento e das competências que são direito de todo cidadão para viver bem em sociedade. A escola precisa estar preparada para atender as necessidades dos alunos e através de um ensino qualitativo capacitar os estudantes para interagir de forma crítica e reflexiva nos acontecimentos sociais. Muito está se discutindo sobre as práticas docentes que incluam o uso das tecnologias e o quanto esses meios influenciam, pois quando o aluno se sente motivado a aprender, o professor percebe seus resultados positivos. A comunidade escolar em geral tem o compromisso de integrar esses alunos ditos com necessidades especiais e proporcionar-lhes a sociabilização, sendo este um meio de viabilizar o relacionamento com seus colegas no ambiente em que vivem. Devemos enquanto educadores ter consciência de que a tecnologia por si só não será capaz de transformar a vida de nossos alunos, mas sim servir como objeto de apoio e que identificar a tecnologia correta para cada caso provando que não são nossas limitações físicas que devem ser levadas em conta, e sim os padrões éticos, intelectuais e morais. Não interessa como você faz algo, mas sim como as dificuldades são superadas.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação Especial. Inclusão.
- INTRODUÇÃO
Hoje em dia muito se tem falado sobre Educação Especial, Inclusão Digital e outros termos que fazem do computador importante ferramenta de auxílio no aprendizado de muitas pessoas com necessidades especiais. Este equipamento se bem utilizado poderá apresentar evoluções consideráveis. O uso deste progresso nas escolas forma-se um verdadeiro laboratório, onde se desempenham experiências e observam-se reações e resultados.
Algumas metodologias empregadas na transmissão de conhecimento, certamente nunca serão deixados de lado, como antigos inventos encontramos a lousa, o giz, o apagador. Mais para muitas pessoas fazer uso de métodos como esse, torna-se intensamente irrealizável, por possuírem necessidades que apenas a tecnologia de ponta poderá facilitar, assim sendo a introdução do computador e ou da tecnologia da informação na sala de aula para Educação Especial tornou-se uma saída tecnologicamente fundamental.
A idéia de resolver esse 'problema' dando ao aluno o direito de participar, de aprender e ter uma convivência educacional como qualquer outra pessoa, fez com que muitos órgãos e empresas de Tecnologias da Informação investissem em estudo e desenvolvimento de programas de assistência às pessoas especiais. Vemos que a preocupação em ensinar e aprender, é cada vez mais crescente, com esse empenho poderemos quebrar todas as barreiras, levando educação e conhecimento para todos, não importando o grau de necessidade especial, mais sim a constante "sede" de aprender.
2. EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO
Com o surgimento das diferentes tecnologias, a sociedade passou e passa por diferentes mudanças que precisam ser acompanhadas por seus membros. Assim, e escola necessita se preparar para atender as necessidades tecnológicas e capacitar, através de um ensino qualitativo, os alunos para interagir de forma crítica e reflexiva nos acontecimentos sociais.
Para Paranhos (2013, p. 1) a evolução tecnológica pode ser entendida de maneira geral como,
Todas as criações feitas pelo homem para ampliar sua atuação no planeta e simplificar o modo de vida, abrangendo, por exemplo, desde simplórias ferramentas até complexos aparelhos para exploração do universo. Portanto, este processo se iniciou desde que o homem surgiu neste mundo. Começando pelo ato de caçar para sobreviver e a descoberta do fogo, as evoluções vêm sendo constantes, passo a passo, sempre surgindo de modo a suprir estas necessidades sentidas pela população.
Vaz, Fagundes e Pinheiro (2009, p. 103) definem tecnologia da seguinte forma, “Tecnologia pode ser compreendida como o conhecimento que nos permite controlar e modificar o mundo. Atualmente a tecnologia está associada diretamente ao conhecimento científico, de forma que hoje tecnologia e ciência são termos indissociáveis.”
Diante desse novo cenário, destaca-se a importância das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, sendo que este está relacionado com a área de concentração metodologias de ensino.
Segundo Campos e Cardoso (2008, p. 43):
As tecnologias constituem um conjunto de novas ferramentas, suportes e canais para o tratamento e acesso às informações, correspondendo a modos de expressão e incorporação de modelos de participação e recreação cultural, introduzindo um novo conceito de educação.
Nesse sentido, os professores devem estar preparados para utilizar os recursos tecnológicos nas suas práticas.
O desenvolvimento tecnológico tornou-se possível a partir da invenção do alfabeto e da produção de livros em grande escala através da criação da máquina de prensar tipográfica que fez com que as informações circulassem tornando fácil a divulgação de conhecimentos por todo o mundo.
Mais tarde, surgem o rádio, a televisão, o telefone, o cinema e, consequentemente, com a exploração do espaço, computadores ligados a internet.
O desenvolvimento tecnológico que tem maior impacto na sociedade atualmente é o desenvolvimento eletrônico, a partir do primeiro computador foi possível transformar toda a estrutura da sociedade, na era da informação é possível ter a informação desejada instantaneamente.
Segundo Torres (2014, p. 1), “Foi a partir da Segunda Guerra Mundial que se deram as principais descobertas tecnológicas em eletrônica: o primeiro computador programável e o transistor, fonte da microeletrônica, o verdadeiro cerne da Evolução da Tecnologia da Informação no século XX.” Mas o autor destaca que somente na década de 70 que novas tecnologias da informação difundiram-se amplamente.
...