O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Por: Crisped • 7/12/2018 • Trabalho acadêmico • 16.342 Palavras (66 Páginas) • 391 Visualizações
FACULDADE BERTIOGA - FABE
KELLY CRISTINA RODRIGUES CARVALHO LUANA JACQUES DA SILVA
O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
BERTIOGA - SP 2013
KELLY CRISTINA RODRIGUES CARVALHO LUANA JACQUES DA SILVA
O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Bertioga, como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia
Orientadora: Profª. Ms. Ana Paula
Camargo Marques
BERTIOGA - SP 2013
C331o S586o
CARVALHO, Kelly Cristina Rodrigues SILVA. Luana Jacques da
O uso de drogas nas escolas. Jacques da – Bertioga/.SP – 2012CARVALHO – 55fls. Il. Color: 30 cm. Kelly Cristina Rodrigues / SILVA. Luana . o Orientador(a): Profª. Ms, Ana Paula Camargo Marques
Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade Bertioga. Curso de Pedagogia
1.Drogas: breve histórico; 2. Drogas e instituição escolar; 3.Docente veiculo de .transformação social. I. MARQUES. Ana Paula Camargo. II .Faculdade.Bertioga. III. .Curso de Pedagogia. Bacharel.
|
KELLY CRISTINA RODRIGUES CARVALHO LUANA JACQUES DA SILVA
O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Bertioga - FABE, para obtenção do título de Bacharel em Pedagogia pela Banca Examinadora, formada por:
_________________________________________________________________________ Presidente:Profª. Ms. Ana Paula Camargo Marques – Orientadora - FABE
[pic 1]
Membro:
[pic 2]
Membro:
Bertioga, ____ de __________de 2013
Dedico esse trabalho ao meu grande amor, meu esposo e amigo Ricardo Silveira, que acreditou em mim em todos os momentos, sendo minha base concreta de sustentação, sem o qual e jamais teria conseguido. Obrigada por tudo, você é a base dessa conquista! (Kelly)
Dedico esse trabalho á minha família em especial a minha mãe, minha guerreira não sei o que seria de mim sem ela, pois além de mãe é amiga sempre presente ao meu lado. Obrigada por tudo mãe.(Luana)
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por ter sustentado minha fé, nos momentos difíceis desta jornada.
Aos meus filhos que foram à razão dessa conquista. Partilhando as alegrias e tristezas dessa fase.
Aos meus colegas e amigos, com quem compartilhei experiências e saberes durante esses três anos.
A minha orientadora: Professora Ana Paula Marques, pela paciência e dedicação na elaboração desse trabalho.
Ao meu coordenador pedagógico Pedro Menezes pelo apoio nos momentos difíceis.
A Faculdade Bertioga, não esquecendo a Ivana da Xerox, a Mara, a Fabiana, Isabel e seu Lima.
A banca examinadora.
Muito obrigada.
Kelly
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por ter me dado forças para chegar até aqui, e realizar essa conquista.
À minha amiga Kelly Rodrigues que com carinho me ajudou a concluir as etapas dessa jornada. Estando sempre ao meu lado, se hoje alcancei meus objetivos foi graças a sua ajuda.
Aos meus professores, em especial ao coordenador do curso de pedagogia Pedro
Menezes e a minha orientadora Ana Paula Marques
Aos meus amigos e colegas.
Luana
“A diferença entre o possível
e o impossível está na vontade humana!” (Louis Pasteur)
RESUMO
O presente trabalho objetiva apresentar a problemática das drogas como uma questão ascendente do uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas que emerge de forma intensa, gerando preocupações com a qualidade de vida de crianças e jovens. Essa realidade se faz presente ao longo da história humana e vincula – se a todos os setores sociais. Atualmente a drogadição permeia o setor educacional de forma abrangente. É na escola que crianças e jovens passam a maior parte de seu tempo, e segundo estatísticas, o ambiente escolar é atualmente alvo para a venda e consumo de drogas. O esclarecimento dos riscos de consumo, bem como as sensações de prazer oriundas das drogas, são de extrema importância, visto que se faz necessário trabalhar de forma clara essas questões com o intuito de minimizar o impacto causado pela drogadição. A contribuição do trabalho pedagógico e da prática docente se apresentam como meios preventivos, visto que o educador é sujeito participativo da realidade de mundo do aluno, e tem como um de seus objetivos a formação plena do educando garantida pela legislação. As políticas públicas, tornam -se ineficientes diante da demanda crescente do uso de drogas nas instituições escolares, portanto acreditamos na integração entre pais, educadores e comunidade para a construção de estratégias preventivas que efetivamente informem, orientem e reduzam os índices do consumo de drogas entre crianças e adolescentes. Evidenciamos a transversalidade como alternativa complementar da ação docente, permitindo o tema drogas ser inserido na temática Saúde dos Parâmetros Curriculares Brasileiro devendo ser abordado no cotidiano escolar com o mesmo grau de valor destinados as outras disciplinas, com a finalidade de construir uma educação para a vida.
...