O conto de fadas e o imaginario infantil
Por: Janna Oliveira • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A literatura infantil visa proporcionar auto conhecimento e transmiti-los aos pequenos. Pode ser definida como a arte de criar ou mesmo recriar histórias. Esse hábito de criar e recriar histórias é transmitido de geração a geração possibilitando o enriquecimento e o hábito prazeroso às crianças na leitura, a arte de contar história em sala de aula na educação infantil é uma estratégia pedagógica, onde se pode trabalhar todas as propostas curriculares (FEDRIZZI, 2013).
O hábito de lermos para as crianças é frequente em todo o contexto escolar, ao menos, se espera que seja, visto que por esse caminho transforma-se o ambiente e avança a imaginação e a curiosidade a níveis inimagináveis, proporcionando aos recém leitores infinitas possibilidades.
A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/;texto estimulado pela escola. (COELHO apud KILLER, 2011, p1.)
É através da literatura infantil que podemos desenvolver o interesse e amor pela leitura às crianças, pois é através do lúdico que os permanentes e melhores interesses são despertados. A finalidade da Educação Infantil é proporcionar o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos: físico, intelectual, linguístico, afetivo e social, visando complementar a educação recebida pela família e em toda a comunidade que está inserida (NISTA-PICCOLO, 2012).
A curiosidade, a criatividade, a teimosia e a imaginação são características infantis que podem ser despertadas através de uma boa escuta de histórias, estando diretamente ligadas ao desenvolvimento cognitivo da criança e à formação do ser leitor (AGUIAR, 2001 apud CARDOSO, 2013).
JUSTIFICATIVA
Justificativa pessoal: Queremos por meio de uma pesquisa verificar o nível de rendimento escolar com intervenção de contos infantis em crianças de 3 a 6 anos.
Justificativa social: Pode haver um aumento em instituições onde é empregado contos infantis para verificar o nível de rendimento escolar.
Justificativa científica: A pesquisa pode ajudar outros grupos que irão realizar a pesquisa de rendimento escolar.
Justificativa institucional: A instituição onde está sendo realizada a pesquisa, poderá ganhar méritos pelo bom desempenho.
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Comparar o nível de rendimento escolar em criança entre 3 a 6 anos antes e após intervenção de contos infantis.
2.2 OBEJTIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o nível de rendimento escolar antes da intervenção de contos infantis.
Verificar o nível de rendimento escolar após intervenção de contos infantis.
3 MÉTODO
3.1 DELINEAMENTO
Trata-se de uma pesquisa Transversal, que segundo Papalia, Feldman e Martorell (2013), são coletadas informações, de uma ou de várias pessoas em um tempo curto.
Essa pesquisa é de natureza empírica que segundo Gressler (2004), pesquisa empírica está direcionada para experimento e verificação dos fatos, ela utiliza dados e acontecimentos tangíveis.
Quanto ao objetivo trata-se de ser exploratório de acordo com Gil (2002), a pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, para torna-los mais explícitos.
...