O ensino de Libras já nos primeiros anos da educação escolar
Por: InaralVacarelli • 7/4/2016 • Dissertação • 959 Palavras (4 Páginas) • 460 Visualizações
Etapa 02
O ensino de Libras já nos primeiros anos da educação escolar de uma criança surda é muito importante, pois esse aluno esta em uma fase em que tem uma grande capacidade para assimilar e aprender com facilidade o conteúdo ensinado, aproveitando essa fase pode já inserir a linguagem que será tão útil na vida desses indivíduos, formando uma criança bilíngüe.
É fato comprovado que crianças deficiência que tem o conhecimento da língua de sinais, tem uma facilidade infinitamente superior no aprendizado da sua segunda língua do seu país de origem, no nosso caso o português; pois não se sente isolada do restante do mundo.
O desenvolvimento da língua de sinais irá ter uma influência direta e extremamente positiva durante o desenvolvimento da vida destas crianças. É relativamente fácil imaginar as situações as quais uma criança surda passa, vamos se imaginar em um país em que a língua é completamente desconhecida a nós, e estamos sozinhos e tendo que se virar para tudo. Não deve ser fácil!
Acrescenta a isso a insegurança normal de uma criança, o medo de tentar se expressar, o receio de parecer diferente, o preconceito que existe... Um mundo de incertezas. Acredito que um professor deva se imaginar dentro deste mundo, para sentir o que é este sentimento. Desta forma será muito mais fácil diagnosticar os problemas de aprendizagem entendendo as dificuldades enfrentadas por uma criança com deficiência.
Etapa 03
Para exercer a função de professor de libras é necessário:
Está é uma discussão que abrange um grande número de variáveis. Podemos começar sinalizando a falta de estrutura disponibiliza pelo governo, o que não precisa de muitos esclarecimentos, já que temos deficiências mesmo dentro da educação tradicional, logo podemos imaginar os recursos que são disponibilizados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Outra questão é a formação de professores, que deve estar preparada para atuar neste segmento da educação. Hoje é preciso mudar a cultura organizacional existente que ainda tem aquela visão arcaica que alunos especiais devem trabalhar em um local especifico. Aos poucos está idéia vem mudando para que se tenha a educação inclusiva, ou seja, que alunos com deficiência possam ter acesso à sala de aula comum como qualquer outro e posteriormente em um horário inverso, ter a educação especial para aprimorar os seus conhecimentos.
Mas existem grandes passos a serem dados; primeiramente o governo tem que disponibilizar recursos nas escolas para receber esses alunos, disponibilizar infraestrutura como salas multifuncionais que possibilitem a aprendizagem destas crianças com recursos áudio visuais, a questão da acessibilidade; investir na contratação de professores e tradutores de libras, na preparação dos professores para a AEE, em campanhas educativas que estimule a inclusão e que as instituições de ensino tenham planejamento realizado em conjunto com os professores regulares e do ensino AEE para a formação de um plano pedagógico que atenda as necessidades individuais e coletivas dos alunos de maneira geral.
Abaixo alguns tópicos que ilustram está necessidade:
• Fazer cursos de capacitação para os professores.;
• Planejar em conjunto e utilização meios de comunicação visual;
• Ter equipamentos, recursos didáticos apropriados para melhor aprendizado;
• E estar aliados com a tecnologia;
• Acessibilidade;
• Ensino inclusivo;
• Saber respeitar e diagnosticar as necessidades dos alunos;
• Salas multifuncionais;
• Atividades que estimulem o aprendizado cognitivo;
• A necessidade de desenvolver novas praticas pedagógicas, inovar.
Etapa 04
Bem sabemos que a língua portuguesa é uma das mais complexas línguas do mundo, por todas as suas regras gramaticais e análises existentes. Isso quando estamos falando de ouvintes.
Então vamos voltar ao nosso mundo imaginário; Se somos ouvintes e achamos tantas complicações com a língua portuguesa, o que dizer então em aprende - lá sem o sentido da audição.
Pensando assim, ressaltamos a importância dos deficientes dominar como primeira língua a Libras, pois só assim possibilita
...