O manifesto dos pioneiros
Por: tjlrocha • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
Manifesto dos pioneiros, o papel da escola e sua função social na vida dos cidadãos
Lançado em 1932 e redigido por Fernando de Azevedo, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um documento assinado por 26 intelectuais. Tinha como finalidade criar caminhos para uma política de educação e traçar planos de ação nacional em busca de organização para uma nova forma de educação, era uma tentativa de avanço sobre propostas novas de educação.
O manifesto queria o rompimento com a velha educação, deixando de lado os interesses de classes econômicas e sociais e tornando-se coletivo.
A Educação Nova defendia não só os interesses da escola gratuita como também em formar cidadãos democráticos e capacitados. Os Pioneiros, era a favor de uma educação publica, gratuita, obrigatória, laica e mista, ou seja, igualitária para todos sem distinção de cor e classe social. Para os Pioneiros da Educação Nova caberia ao estado a responsabilidade de educar o povo, ate então a responsabilidade era da família. Queriam não só que soubessem ler ou escrever e fazer contas, mas formar cidadãos críticos e capazes de refletir sobre os problemas e poder realizar ações na sociedade.
O manifesto representa uma educação individual, que respeite a personalidade de cada um e não voltada aos interesses das classes, mas ao interesse do homem, onde esse pudesse ser transformador do conhecimento, não apenas receptor de conteúdos, mas cidadãos críticos que tivessem consciência do deu papel na sociedade. O movimento teve como função quebrar barreiras como o rompimento com a igreja, educadores formados em cursos superiores e remuneração dos professores (ainda que mal pagos). Avançamos a partir do momento que se incluiu a maior parte da população (de 6 a 14 anos) na escola, em que se tornou obrigatória a educação básica, ou seja, a oportunidade de acesso, mas deixamos a desejar quando não garantimos a igualdade em relação à qualidade, que é bem diferente da escola de famílias de maior renda, excluindo assim os alunos de escolas públicas.
Não se forma cidadãos desenvolvendo programas de governo como bolsa escola, isso é não passa de medidas paliativas tentando obrigá-los a freqüentar a escola. Desde o Manifesto Dos Pioneiros da escola Nova da década de 30 muitas coisas foram conquistadas, mas a muito a ser feito ainda para que o direito a igualdade de oportunidades seja garantido, a melhor valorização dos educadores e acima de tudo uma educação de qualidade.
...