O modo de viver de uma aldeia indígena
Por: MartaEugenio • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 948 Palavras (4 Páginas) • 178 Visualizações
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARTA CRISTINA EUGÊNIO RA:1807733
PLANEJAMENTO DE AULA
O MODO DE VIVER DE UMA ALDEIA INDÍGENA
NOVA GRANADA 2018
MARTA CRISTINA EUGÊNIO RA 1807733
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO SEMANA 5 DIDÁTICA
NOVA GRANADA 2018
A partir da observação/análise da escola e dos alunos do 2° ano formulo um planejamento de aula utilizando um documentário sobre o modo de vida de uma aldeia indígena.
Trazendo motivação para a sala de aula com o coral “Ñande Reko Arandu” o professor entrará em sala de aula usando um cocar e dançando, após a rápida apresentação será solicitado aos alunos que se sentem em meia lua para que seja mostrado imagens de índios, o professor deverá ouvir atentamente sobre seus conhecimentos prévios para o desenvolvimento do plano de aula sequência didática, na lousa o professor irá listar os tópicos e os mais citados pelos alunos serão conteúdos programáticos para a aula expositiva.
Nesta aula o objetivo do professor será despertar os alunos a comparem o próprio modo de vida com o dos indígenas, como sua própria cultura, hábitos e costumes, como por exemplo se alimentarem por alimentos retirados da natureza, tomarem banho de rio, as cerimônias com muita dança e música, o uso de jenipapo e urucum como uso de tintas para o corpo, os materiais que são feitas as ocas dentro da aldeia, hierarquia e suas responsabilidades, as mulheres são responsáveis pela plantação e colheita assim como confeccionarem utensílios com fibras e argila que os homens caçam e pescam com lanças, arco e flecha, o Pajé realiza os rituais de cura e as doenças são tratadas com ervas, o Cacique é cumpridor de regras e punições, as crianças indígenas brincam como as crianças de outras etnias mas que desde pequenas são treinadas para atividades que irão desempenhar quando adultas, visando assim desenvolver as competências do conteúdo conceitual.
Colocando em prática os conhecimentos adquiridos com os conteúdos conceituais, os alunos se dividirão em grupos para aprenderem a pintura em argila, fabricando a própria argila e as cores a serem usadas para a confecção de um utensílio, dessa forma irão aprender que o conhecimento não se faz por si só, ele tem como propriedade uma base da mesma forma que, aprender o conhecer é suporte do aprender a fazer e principalmente o trabalho em equipe desta maneira
vivenciando o processo ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos construam instrumentos para analisar atingindo se assim maneiras de vivenciarem seu potencial, trabalhando as competências e habilidades, no sentido de não ofertar aos alunos um conhecimento pronto mas buscando uma forma de ajudar para que cheguem até o conhecimento.
Para a próxima etapa o professor colocará no data show um vídeo sobre a semana cultural da aldeia Indígena Morro dos Cavalos que abre suas portas no mês de Abril para as escolas recebendo os alunos para que eles possam conhecer sua realidade, já que nenhum livro didático irá mostrar o que realmente é o indígena, e que os livros sempre mostram aquele índio nu com uma pena na cabeça e aprender que os índios não comemoram o dia 19 de Abril como o dia do índio.
Recapitulando, o que foi ensinado e o que foi aprendido, neste momento o professor irá pedir para que um aluno de cada vez comente o que mais achou interessante, diferente e curioso sobre os índios.
Finalizando, nesta última etapa os alunos terão a oportunidade de fazer seu próprio chocalho, usando três cores diferentes de fita adesiva e fazer a contagem de uma certa quantidade de grãos de milho para cada aluno e identifica-los com o nome, enquanto as crianças trabalham na atividade o professor colocará as músicas do coral “Ñande Reko Arandu”.
Hora de relaxar, o professor irá contar A lenda da mandioca, pertencente ao folclore brasileiro, é de origem indígena. É ela que explica a origem dessa raiz nutritiva essencial na alimentação dos índios.
Avaliação, o professor deverá avaliar os alunos em todos os momentos das atividades propostas. Concebendo o aluno a utilizar suas habilidades para construir o conhecimento com clareza e estímulos para a atividade mental.
Espera-se que ao final da aula os alunos cheguem à conclusão de que os índios são apenas um povo culturalmente diferente.
Envolvendo a família, será solicitado para que cada aluno traga de casa uma receita com alimentos retirados da natureza para que a turma faça um livro de receitas.
RECUROS DIDÁTICOS:
- Data Show
- Vídeo
- Músicas
- Notebook
- Materiais para a confecção do artesanato
- Texto
CRONOGRAMA:
Tempo necessário para alcance dos objetivos (dedicar a semana do dia dos índios)
METODOLOGIA:
- Método de Exposição
- Trabalho Independente
- Elaboração Conjunta
- Conversação Didática
- Trabalho em Grupo
- Tempestade Mental
- Atividades Práticas
- Estudo do Meio
REFERÊNCIAS:
AMORIM, Mário Cesar. Os Métodos de Ensino. Disponível em: https://pt.slideshare.net/MarioCezarAmorim/mtodos-de-ensino-31011112
. Acesso em: 26 nov. 2018.
Brincadeiras Infantis na Aldeia Indígena do Morro dos Cavalos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8-syZqaICWA> Acesso em: 23 nov.
2018.
FERNANDES, Márcia. Lenda da Mandioca. Disponível em:
<https://www.todamateria.com.br/lenda-da-mandioca/>. Acesso em: 28 nov. 2018
...