Plano de Aula: O modo de viver de uma aldeia indígena
Por: CarolineNaidhig • 17/3/2019 • Trabalho acadêmico • 830 Palavras (4 Páginas) • 495 Visualizações
Universidade Virtual do Estado de São Paulo.[pic 1]
Didática: 4º bimestre
Graduando: Caroline Naidhig Quirino – RA: 1801027
O modo de viver de uma aldeia indígena
- TEMA
O tema desse trabalho é o modo de viver de uma aldeia indígena.
1.1 PÚBLICO ALVO
O plano de aula é direcionado para crianças do 3º ciclo do ensino fundamental, na faixa etária de 9 anos, em uma sala com cerca de 25 alunos, sendo 12 meninas e 13 meninos. É uma turma que conversa bastante, mas bem interessada.
A escola escolhida para aplicação do projeto é uma escola localizada em bairro tradicional da cidade de Limeira, que oferece uma boa estrutura para a realização das aulas. A escola conta com ar-condicionado em todas as salas de aulas, sala de artes, sala de educação física, quadra de esportes, anfiteatro, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática, horta educativa, recreio dirigido, entre outros recursos. A escola com uma equipe de 38 funcionários atende 339 alunos, sendo 10 em educação especial (QEdu, 2017).
1.2 OBJETIVOS
O objetivo é apresentar uma proposta de estudo sobre a maneira como vivem os índios no Brasil, para que o aluno identifique algumas semelhanças e diferenças no modo de vida nosso e dos índios, de modo a desenvolver um relacionamento baseado no respeito para com as comunidades indígenas e com o diferente, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. (PLENARINHO, 2017).
2 CONTEÚDO
O site Plenarinho tem um conteúdo muito extenso e interessante sobre a cultura indígena, portanto para desenvolver esse projeto utilizaremos os seus produtos.
2.1 CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Entender como é o dia-a-dia de uma tribo indígena. Quem é o cacique? Quem é o pajé? Quais seus costumes, tradições, alimentação, etc? Essa atividade tem o objetivo de fazer com que o aluno entenda como funciona a rotina de uma tribo indígena, para que nas próximas aulas ele consiga perceber as semelhanças e diferenças que existem entre a vida urbana e a vida em uma tribo.
2.2 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Na aula de história analisar com os alunos o infográfico “Índio por um dia”, no laboratório de informática; Logo após a análise conjunta, promover um debate entre os alunos para comparação das semelhanças e diferenças entre o modo de vida deles e dos índios;
- Em parceria com a professora de artes, solicitar que os alunos façam em grupo de 5 pessoas, em sua aula, um cartaz sobre o cotidiano de uma tribo indígena a partir do infográfico apresentado na aula de história e da leitura do texto “Dia de Índio”, que devem ficar exposto na sala de artes;
- Na aula de história apresentar, no anfiteatro, um vídeo de 15 minutos, sobre o cotidiano de uma aldeia, logo após, no próprio anfiteatro debater com os alunos quais impressões que eles tiveram de todo o conteúdo estudado.
Essas atividades têm como objetivo desenvolver o pensamento analítico, reflexivo e crítico do aluno, fazendo com que ele:
- crie associações entre os modos de vida;
- aprenda a fazer a análise de um infográfico;
- e desenvolva seu pensamento crítico, debatendo o assunto com os professores e alunos.
2.3 CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Na aula de português, pedir que os alunos escrevam uma redação, em grupo, sobre a importância da cultura indígena e quais ações devem ser tomadas para a preservação dessa cultura. Essa atividade tem o objetivo de despertar nos alunos o pensamento reflexivo em relação aos valores e normas que regem a conduta humana.
2.4 ESPAÇO E TEMPO UTILIZADOS
O tempo previsto para a conclusão desse plano de aula é cerca de 5 horas.
Os espaços utilizados serão o laboratório de informática, anfiteatro, a sala de aula e a sala de artes.
3 ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO COM OS ALUNOS E CORRESPONSABILIDADE PELA AULA
Para que o aluno participe ativamente da aula, se interessando em dialogar sobre o assunto e também se tornar corresponsável pelo desenvolvimento da aula, foi selecionado um material dinâmico e divertido.
Além disso, foi incluído depois da apresentação do infográfico e também do vídeo, tempo para que os alunos debatam o assunto, e atividades, tais como, cartazes e redações para que o aluno se expresse passando para todos, suas impressões do material estudado e também suas opiniões.
...