O papel do jogo no desenvolvimento da criança
Artigo: O papel do jogo no desenvolvimento da criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patripaty • 3/10/2013 • Artigo • 266 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre brincar e brincadeira e também trazer o relato de experiências de uma instituição de ensino da cidade de Curiúva, com o nome Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Rosas Travensolli – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Onde tive a oportunidade de estar conversando com a criança que está no 3° Ano do ensino fundamental. A escola atende do Pré ao 5° ano, mas ainda não tem brinquedoteca, existe uma sala ou espaço onde uma vez por semana a professora leva os alunos para brincar. A professora relatou que os alunos gostam bastante, pois eles se divertem com os brinquedos, jogos, quebra-cabeças, etc. Essa brincadeira divertida e prazerosa faz com que eles se interessem pelas regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica, que é construída pelas próprias crianças e observando a realidade.
A função da brincadeira para o desenvolvimento infantil são as possibilidades de interação social e as significações que a criança dá aos aspectos da realidade por meio do brincar. Nesse sentido, considera-se a brincadeira como um sistema integrador da vida social.
Portanto, conclui-se que a brincadeira assume diversas funções no desenvolvimento da criança. Pode-se afirmar que a função da brincadeira para a criança está em criar condições para seu desenvolvimento integral (social, cognitivo, emocional e psicomotor), partindo de objetos concretos, situação imaginária e interação social, estabelecendo relações com o mundo e construindo conhecimento sobre ele e sobre si mesmo.
A criança ao brincar não está simplesmente imitando os comportamentos dos adultos, está em um processo de significar para si as regras sociais e de comportar-se como se fosse adulto.
...