O papel do professor
Por: desasantos • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 1.412 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa conhecer o trabalho realizado pelos professores em Reggio Emilia e o termo “protagonismo infantil”, associando os conhecimentos e conceitos teóricos aprendidos nas disciplinas às leituras propostas. Foi realizado por meio de pesquisa, para realização de uma produção textual individual objetivando responder: quem foi Loris Malaguzzi, explicar a metodologia utilizada em Reggio Emília, e o que é protagonismo infantil.
A metodologia de Loris Malaguzzi revela a importância de ouvir os
outros e a si mesmo. Por meio de pesquisas, produções artísticas e de textos, observação, discussão, a criança desenvolve suas potencialidades e constrói o conhecimento.
iG
A Inovadora Pedagogia de Reggio Emilia
O pedagogo e educador Loris Malaguzzi, foi o criador da ideia de Reggio Emília, uma cidade italiana que buscava um modelo diferente de escola, integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências. Ficou mundialmente conhecida pela metodologia de ensino usada para educação infantil. O sucesso foi imediato, e o reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo.
Loris Malaguzzi desenvolveu um princípio de ensino em que não
existem as disciplinas formais e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos, que surgem através das ideias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens. A instrução que sustenta todo esse princípio é a Pedagogia da Escuta, que foi sistematizada pelo educador italiano.
O objetivo deste método de ensino, não é alfabetizar a criança, mas
acrescentar a ela a busca de respostas por meio de pesquisas e de seu relacionamento com as pessoas e o ambiente. Não existe avaliação concreta das atividades das crianças, mas sim análise das suas potencialidades. Dessa forma o erro ou fracasso transforma-se numa nova oportunidade de desenvolvimento, sendo que o professor é o grande estimulador das crianças a buscar respostas, mas elas continuam sendo protagonistas do processo e tudo é feito de forma democrática.
O Protagonismo Infantil
A definição da palavra protagonismo vem do latim “protos” – principal primeiro e de “agonistes” – lutador, competidor. É uma prática desenvolvida para as crianças.
No protagonismo infantil, a criança é o elemento central, o protagonista, e o professor, o facilitador, ou seja, é quem estimula a criança desenvolver toda a sua potencialidade. E como isso ocorre?
É necessário descer ao patamar da criança, para entender sua forma de se expressar, suas linguagens, para ajudá-la a conhecer o mundo por meio de ações pedagógicas que deverão ser planejadas e avaliadas durante todo o processo.
...