O que e pedagogo?
Por: afc45 • 23/8/2016 • Projeto de pesquisa • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre a importância da literatura e o desenvolvimento infantil.Buscando aprofundar sobre os conhecimentos e a sua importância da literatura infantil na aprendizagem e no emocional da criança.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é dever de todos, principalmente do professor, pois ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Crianças que têm professores leitores como exemplo e parceiros de leitura, sentem prazer em ler e não consideram a leitura uma obrigação. Portanto, a chave para o sucesso da leitura está na presença dos pais, em desde muito cedo lerem ou contarem histórias para seus filhos, professores que os estimulem desde os primeiros anos da vida escolar, já na educação infantil. Desse modo, a criança pensará na leitura como algo prazeroso a ser cultivado durante toda a vida.
DESENVOLVIMENTO
O livro escolhido foi do autor Ribeiro,Laís Carr . tendo como enredo a história do livro “Os três porquinhos”, onde os três porquinhos
que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!
O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.
O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo.
Porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber:
Onde se meteu este porquinho?O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.
O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos .È um livro muito bem ilustrado e colorido tendo como conteúdo:
O livro selecionado tem como objetivo: estimular o gosto da leitura ,favorecendo o desenvolvimento de interpretação e de expressão oral e corporal ,
- Desenvolver a atenção ,concentração , agilidade ,equilíbrio ,e noções de espaços,
- Estimulando a criatividade ,sensibilidade , curiosidade e imaginação,
- Estimular a linguagem oral,conceitos matemáticos ,coordenação motora,a atenção e o raciocínio lógico;
- Explorar figuras dos porquinhos em tamanhos diferentes como :pequeno, médio e grande,
- Explorar através do tato as diferentes texturas das casas,
O contato da criança com os livros e as histórias são essenciais para o seu desenvolvimento ..A leitura pode transmitir valores positivos como respeito ao próximo ,a solidariedade, o respeito a natureza e a autonomia .
Por isso, a importância e uma real preocupação com o trabalho e estímulo à literatura infantil no desenvolvimento de uma criança. Provavelmente, o fato de poder ter o contato ao ouvir e manusear o livro despertará na mesma um envolvimento e interesse que contribuirá significativamente na sua construção enquanto sujeito leitor e na descoberta e entendimento mais amplo da realidade em que está inserida. Dessa forma, os educadores devem ter a literatura infantil como um meio de socialização, um instrumento que auxilie a inserir as crianças no mundo.
A leitura como parte de atividade curricular realizado como parte da atividade lúdica,surgiu uma nova forma de abordagem de conhecimento com uma atividade que favorece a interdisciplinaridade,integrado,dessa forma, varias áreas e enriquecimento e o conhecimento.Essas atividades podem ser feitas,dentre outras formas,a partir das seguintes ideias : através de regras de jogos ,para desenvolver o raciocínio lógico,de um texto com trilhas de textos para pintar para interpretação oral e escrita,e de brincadeiras envolvendo habilidades e agilidades auxiliando no desenvolvimento da criança.
Em todas as áreas trabalhada o lúdico é reconhecida com um elemento essencial para o desenvolvimento de varias habilidades infantis,especialmente a percepção ,atenção e memória que contribui muita com a educação.O jogo é ,portanto ,sob as suas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo ,uma assimilação do real atividade própria ,fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidade múltiplas do eu.Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneçam as crianças em material conveniente afim de que ,jogando,elas chegam a assimilar as realidades intelectuais que sem isso,permanecem exteriores a inteligência infantil
...