O que é o pedagogo
Por: aparecidaOliver • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 859 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
O que é o pedagogo?
Em 2010 foi instituída a data 20 de maio como o dia do pedagogo, uma data em que vale destacar quem é esse profissional que por muitas vezes é desvalorizado, mais que ocupa um papel fundamental e de grande importância na sociedade.
Pedagogia é a ciência da educação é o método de ensinar e a palavra pedagogo vem do grego PAIDÓS (crianças) e AGODÉ (condução), portanto o pedagogo é aquele que conduz as crianças. Na Grécia- Antiga os ‘’Paidagogós’’ eram os escravos, aquele em que o mestre tinha mais confiança já que cumpriria a função mais importante que era levar às crianças a escola. Hoje essa condição se transformou e se denomina pedagogo aquele que tem formação em pedagogia, ou seja, passou a ser necessário ir a uma universidade para exercer a profissão, porém todos aqueles que atuam no processo educativo como os (professores, pais, monitores, orientadores, etc.) também devem conhecer os princípios básicos da pedagogia, pois seu conceito moderno se resume como a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais. O pedagogo é um profissional capaz de atuar em ambientes escolares (como professor de séries inicias e educação infantil, supervisor de ensino, diretor da escola, coordenador pedagógico...) e em ambientes não escolares, tanto no setor público como no setor privado. Mas também podemos dizer que este entra em cena toda vez que nos encontramos em uma situação de aprendizagem. No livro ‘’O que é pedagogia’’ Brandão mostra que a educação pode ocorrer onde não há escolas e que pode haver certa transferência de saber que é passada de geração para geração. Ainda em seu livro Brandão afirma que a educação é praticada em alguns lugares que quase passa despercebida, e que também a troca de saber mais persistente e universal é a família.
É notável a importância da presença desse profissional nos mais variados espaços, pois, onde houver educação, o pedagogo sempre pode contribuir, orientando, construindo, liderando, auxiliando, planejando, acompanhando, desenvolver, pesquisando (...). Na escola ele inicia as crianças no saber, na leitura, no brinquedo, e no cuidado consigo. E o seu papel fundamental é estimular a formação crítico- social dos sujeitos, fortalecendo a integração familiar, comunidade e escola e promovendo ações que reforcem o respeito á diversidade e a inclusão social. Sendo que o pedagogo é muito mais do que um educador e o seu papel não se restringe apenas na implantação de ensino, antes sim ele era visto apenas como o professor de crianças, mas atualmente graças às novidades em seu campo profissional lhe foram abertas novas oportunidades como em empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e TV), e outros, que hoje formam o novo cenário de atuação deste profissional que passa dos muros da escola. Esta atual realidade vem quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto apenas para exercer suas funções na sala de aula, pois atualmente onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica e formativa.
Geralmente quando uma pessoa opta por algum curso superior em licenciatura é bastante questionado, pois diante da realidade
...