O sentido da burocracia para Weber
Por: julianeNsants • 1/10/2016 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
“O sentido da Burocracia para Max Weber”
“Compreender a burocracia é o que nos cabe”, e por isso, analisar a concepção de burocracia em Max Weber é fundamental para esse processo, pois o mesmo foi um importante sociólogo alemão, um dos fundadores do estudo sociológico moderno incluindo o desenvolvimento da teoria burocrática.
Para Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência, interessando à sociologia, as transformações que ela introduziu nas sociedades modernas. O domínio além de ter a obediência procura transformar a disciplina em adesão a verdade que ele representa, e para Weber há três tipos de domínios legítimos, três caminhos possíveis para realizar o poder, que são: o domínio legal, tradicional e carismático. O domínio Legal possui em suas características, a adesão que todo direito vale em virtude de um procedimento racional, por finalidade ou valor, podendo ter simultaneidade entre os dois tipos. O domínio legal, virtude do Estado, é a dominação burocrática na sua forma mais pura, qualquer direito pode ser criado ou modificado em um estatuto, as leis. Para weber, o Estado moderno e a empresa capitalista são estruturas do domínio legal. No domínio tradicional a autoridade pertence a um homem que é chamado ao poder em virtude de um costume, existindo diversos tipos de domínios tradicionais, sendo o mais primitivo a gerontocracia, em que o poder cabe por costume ao mais velho e o patriarcalismo, em que o poder é objeto de herança em determinada família. A dominação tradicional tem a influência dos valores éticos e morais desde a antiguidade, e aos poucos foi sendo substituído pelo domínio legal. A mais corrente forma desse domínio é o patrimonialismo, próximo a burocracia por recusar o excepcional e por ser uma instituição durável e contínua. Já o domínio carismático implica na entrega dos homens à pessoa do chefe, que se acredita predestinado a uma missão, é a ruptura do legal ou tradicional. A dominação carismática mostra-se como uma grande força revolucionária da história, tendo em sua forma o caráter autoritário e dominador.
A burocracia é o exemplo mais típico do domínio legal e apresenta os seguintes princípios: As funções são divididas e distribuídas, as pessoas se tornam funcionários para a vida toda, o sistema administrativo é fortemente estruturado, o funcionário é nomeado, os tratamentos são hierarquizados, autoridade de controlar o trabalho de seus subordinados, possibilidade de promoção dos funcionários com base em critérios objetivos, nenhum funcionário poderia ser dono do seu cargo ou meios de administração. Configuração do Estado moderno. A Burocracia moderna desenvolveu-se sob a proteção do absolutismo real, no começo da era moderna e desenvolveu-se também com a economia financeira moderna.
A burocracia é a realização do formalismo da razão, o fundamento da disciplina em geral e o outro grande instrumento disciplinador é a grande empresa econômica. As burocracias públicas e privadas segundo Weber funcionam lado a lado, uma contra outra, em uma única hierarquia. Weber vê na administração burocrática uma das origens do Estado ocidental moderno. A influência que tiveram os princípios da burocracia, em razão da segurança financeira que ela proporciona ou qualidades exigidas do funcionário, como a precisão antes de executar o que quer que seja.
...