OBSERVAÇÃO DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS
Por: Ariele Menegone • 9/6/2020 • Relatório de pesquisa • 841 Palavras (4 Páginas) • 1.728 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
CÓDIGO DA DISCIPLINA: CEL0241
”OBSERVAÇÃO DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS”
ARIELE DA SILVA LOUREIRO MENEGONE
MATRÍCULA: 201703438876
09 de Junho de 2020
Objetivo
- Identificar as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social de uma criança
- Desenvolver um relatório sobre a observação realizada para entender como essas características influenciam o desenvolvimento da aprendizagem nesses sujeitos.
- Relacionar teoria e prática para entender os fenômenos observados e para a escrita do relatório.
Introdução
O presente relatório tem como objetivo, apresentar as observações realizadas com base na etapa do desenvolvimento infantil de uma criança de 4 anos, fazendo uma apresentação de características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, e sociais observados nessa criança em ambiente familiar, trata-se de minha filha Alice Menegone. Estarei evidenciando traços comuns e alguns marcos dela ao longo de minha observação desde o dia em que completou a idade referida no mês de Março, fase em questão especificado por Jean Piaget como segunda infância, que também pode ser chamada de estágio pré-operacional, esta categoria envolve os infantes que possuem de 2 a 7 anos de idade. Nessa etapa há um grande avanço cognitivo e físico, há vários aspectos que podem ser citados em questão, como exemplo, o pensamento simbólico das coisas fazendo associações aos seus significados. Pode-se considerar este período da vida como a fase mais saudável e uma das mais importantes para o desenvolvimento da criança, tanto no físico quanto em sua capacidade cognitiva.
Pode-se visualizar o egocentrismo pelo aparecimento do “animismo” e a “irreversibilidade”. O animismo caracteriza-se pela tendência da criança em dar vida, animar os objetos, formar família em suas brincadeiras e utilizar os próprios elementos da natureza de uma maneira geral. Comumente é desenhado um “Sol” portando um par de olhos, nariz e boca.
Na irreversibilidade a criança não consegue conceber duas característica em uma , por exemplo, sua mãe não pode ser a filha da sua avó exatamente porque é a sua mãe.
No desenvolvimento social, a criança nesse período esta em processo de formação da consciência moral. O controle externo é substituído gradativamente pelo autocontrole.
Entendemos que para alcançar o aperfeiçoamento da formação docente é necessário obter constantemente informações e aprendizados, seja no campo teórico ou prático. A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e de Aprendizagem tem como finalidade proporcionar aos futuros pedagogos, um contato direto com a realidade. Podemos afirmar portanto que as observações justificam e confrontam a teoria com a prática, podendo trazer a problemática em intervir futuramente no ambiente profissional assertivamente.
Desenvolvimento
Alice, a criança observado ao longo de um período de dois meses, em ambiente familiar possui características comuns a idade de 4 anos e exerce autoridade sobre seu irmão mais novo (Asaph, 2 anos), dentre todas as características, estarei abordando algumas, abaixo:
- A Alice desenha com lápis e usa borracha, geralmente nos seus desenhos estão inclusos a mamãe e ela, sempre com vestido e rosto definido (olhos, boca e nariz) e cabelo, normalmente cria paisagens como arvores, céu, sol e flores.
- Ja consegue rir de certas situações e caçoar em forma de deboche principalmente do irmão mais novo.
- Argumenta sobre novas possibilidades de brincadeiras e gosta muito de fazer bolo e misturar a massa juntamente com a mãe.
- Constantemente utiliza lápis, controle ou outros tipos de objetos ludicamente para simular microphone
- Ao ser confrontada sobre algo que fez errado, já consegue argumentar sobre o seu erro e fazer “chantagens”.
- Brinca e dialoga com outras crianças por certo tempo, mas também gosta de brincar sozinha.
- Lembra-se de assuntos já visto em “contações de história” ou em desenhos na TV.
- Comemora com facilidade qualquer acerto ou recompensa que recebe por ter cumprido alguma obrigação.
- Canta em grupo
- Geralmente conta a quantidade de peças de um determinado jogo e expõe para as pessoas próximas para que as pessoas percebam que ela já consegue contar
- Interage com os amigos ou com seu irmãozinho como se fosse “super-heroína”
- Demonstra facilidade de colorir e realizar atividades
- Caracteriza o desenho do seu irmão como “feio”
- Brinca com a massinha vermelha, por exemplo, associando a um coração.
- Sempre faz questão de mostrar aos adultos, principalmente aos pais, o resultado de seus desenhos ou brincadeiras.
Resultado
Como já dito anteriormente, a Alice é uma menina e possui a idade de anos. Possui um aspecto físico comum as crianças de sua idade (altura e peso), o semblante é de uma criança alegre. Perceptualmente, ela é uma criança que se distrai para o que ela se interessa mais e possui um grande estímulo do pensamente lógico, pois questiona tudo que vê. No aspecto cognitivo possui um pensamento simbólico avançado, tipificação sexual e curiosidade intelectual, egocêntrica. Em sua linguagem, possui uma boa organização da fala quanto a passado, presente futuro, utiliza os pronomes adequadamente, também possui pré disposição natural para aprender, compreende as conversas e histórias com facilidade, reconhece que as letras compõe mensagens e “finge” estar lendo os seus livros infantis, já escreve seu próprio nome. Socialmente se comporta como uma criança extrovertida, agitada em algumas situações, atenciosa, amigável e comunicativa.
...