“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”
Por: Queiliene • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 971 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
elcieni do vale padilha, ironilce de araújo coutinho, marcilene luz da silva, queiliene teles sobrinho dias, valdenízia araújo de moraes.
BRINCAR E FAZER ARTE PARA APRENDER COM PRAZER
“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”
[pic 3]
Colinas do Tocantins-To, Novembro de 2014
ELCIENI DO VALE PADILHA, IRONILCE DE ARAÚJO COUTINHO, MARCILENE LUZ DA SILVA, QUEILIENE TELES SOBRINHO DIAS, VALDENÍZIA ARAÚJO DE MORAES.
BRINCAR E FAZER ARTE PARA APRENDER COM PRAZER
“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”
Trabalho apresentado ao 3º periodo do Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do Organização e Didática na Educação Infantil, Arte, Educação e Música, Ludicidade e Educação, Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens,Seminário Interdisciplinar IV Profesores(as): Edilaine Vagula, Laura Célia Sant'ana Cabral Cava, Marizete Cristina Bonafini Steinle, Rosely Cardoso Montagnini, Cyntia Simioni França.
[pic 4]
Colinas do Tocantins-To, Novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa propiciar um encontro com as atividades de artes plásticas e de organização do espaço e conhecer melhor as obras de Gustavo Rosa e discorrer o assunto de forma á trasforma-los em práticas constates e de forma inovadora de conhecimento para o professores e de aprendizado para os educandos.
Para trabalhar todas as disciplinas as atividades diversificadas e uma ótima pedida, pois a educação vem sofrendo grandes transformações. Transformações essas positivas para nós futuras pedagogas o que se ver falar e sobre reformulação do modo de se ensinar, saindo do tradicionalismo e partido para o construtivismo, maneiras mais criativas de ensinar, fazendo com que os alunos aprendam com prazer organizando seu próprio espaço de maneira criativa.
Os espaços tem que ser bem prazeroso, aconchegante e acolhedor, lugar que faça com que as crianças se sintam bem para aprender através da sua própria construção e de sua organização.
As aulas ao ar livre, na casa dos alunos, no pátio da própria escola, passeios em outras áreas urbanas, rurais e ate mesmo na própria sala de aula sofrendo alterações do modo de organização diariamente para não cair na rotina, ,enfim os espaços vem de acordo a necessidade da aula que se planeja,tem que ser bem eclética e ter a imaginação bem florida pois isso e o ponto de partida para se trabalhar em sala de aula de educação infantil e em qualquer faixa etária também e uma maneira bem eficaz para alcançar um bom aprendizado.
A proposta de organização do espaço só vem contribuir no desenvolvimento dos educados, ou seja, valorizar o lúdico que existe dentro de cada um.
A arte é uma atividade voluntária e consciente, onde torna a criança um ser consciente e inteiramente feliz é ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, através da arte a criança representa seu pensamento, desenvolvendo suas potencialidades.
DESENVOLVIMENTO
Ao reunirmos para analisar nossas pesquisas foram citados vários autores de obras tridimensionais, porém focamos o nosso trabalho de grupo no artista plástico Gustavo Rosa ele nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946. O artista brinca que antes mesmo de falar aprendeu a desenhar. Autodidata, sempre gostou muito do desenho e através dessa paixão foi em busca de conhecimento artístico. Ele largou sua carreira de Publicitário, para a Arte e Pintura. Estudou arte com o norte americano Amer RudyPozzati. Lançou uma grife com seu nome, em New York, Estados Unidos.Gustavo Rosa, ganhou fama por sua pintura Colorida, Viva e com desenhos do cotidiano, desenhos exatos de pessoas, pássaros,animais. Ele se destacou por sua originalidade.
Suas obras nos chamou atenção pela rusticidade mais ao mesmo tempo bela beleza e simplicidade de cada peça a qual analisamos. A obra que escolhemos relata uma passagem bonita da vida do autor, onde ele desenhou um bichinho de estimação (gato).
OBRA DO ARTISTA | OBRA EM PROCESSO, SEMI PRONTA. | OBRA PRONTA (ATRAVÉS DA RELEITURA |
[pic 5] | [pic 6] | [pic 7] |
Pedimos para uma criança produzir essa obra para que pudéssemos ver na pratica como seria tal processo de ensino, e o resultado foi ótimo, pois pudemos ver que e a ideia e boa para trabalhar em sala de aula, o critério de escolha da criança partiu de uma das integrantes do grupo, com o pensamento de futuras pedagogas pensamos que seria bom testar com uma criança realmente, para ver claramente e também como teste da nossa pratica futura, acatamos assim a ideia da colega e o resultado foi muito bom, apresentamos a imagem no computador, porém antes realizamos todas juntas uma introdução da vida do autor e mostramos sua biografia e também todas suas outras obras, e por incrível que pareça a criança escolhida também gostou da obra que nos tínhamos escolhido, e em seguida foi só deixar ela soltar sua imaginação .
...