ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Por: 201402181205 • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.224 Palavras (17 Páginas) • 145 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MALHADOR/SE
Maria Cristina Vieira[1]
Maria Rosimeire dos Reis[2]
RESUMO
Este artigo tem como finalidade analisar a importância da capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE; verificar o nível de formação dos professores; investigar como os docentes procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão e verificar se estes profissionais acham importante e necessário uma capacitação contínua. Metodologicamente, procurou-se fazer uma pesquisa exploratória e bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, com técnicas de coleta de dados através de questionários. O artigo retrata o nível de formação dos professores o qual revela que ainda existem professores com uma formação apenas no ensino médio, no qual se observa a necessidade de investimentos do município para a capacitação dos professores. Por conseguinte, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB promove a valorização dos professores, no entanto é necessário que os gestores assumam o compromisso com uma educação de qualidade com cursos para aperfeiçoar a capacitação dos professores uma vez que o município não dispõe destes recursos e está cada vez mais difícil o diálogo entre alunos e professores em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE
Professores, Formação continuada, Escola.
- INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE, uma vez que a capacitação de professores é uma necessidade urgente e cada vez mais relevante. Nesse sentido, ele foi desenvolvido a partir do tema “Formação inicial e continuada de professores”.
Esta pesquisa questiona esta necessidade através das seguintes indagações: os professores da rede municipal de ensino de Malhador preocupam-se em melhorar a sua formação? De que maneira os professores procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão? E de
que maneira os professores da rede municipal de ensino de Malhador dão continuidade a sua formação?
A partir destas problemáticas, buscou-se verificar o nível de formação dos professores; investigar como os docentes procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão e verificar se estes profissionais acham importante e necessário uma capacitação contínua. Para isso, foram utilizadas teorias de alguns autores, no intuito de dar legitimidade ao estudo, assim como também, utilizou-se de princípios legais que legitimam a educação brasileira no cenário nacional.
Este tema surgiu a partir de debates em sala de aula entre alunos e tutor no decorrer do curso, assim como também, através de um projeto e de um relatório de pesquisa elaborados nas Disciplinas de Práticas Interdisciplinares II e III, pois percebe-se que o professor por ser um transmissor de conhecimento, necessita estar sempre informado de acontecimentos e conteúdos atuais. Diante disso, foi escolhido este tema na lista que foi enviada aos alunos.
Por conseguinte, a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE se mostra importante, uma vez que ainda existem muitos professores com apenas a formação do ensino médio e que não há interesse por parte destes em aperfeiçoar seus conhecimentos, muito embora a LDB/96, garanta a valorização dos professores, alguns ainda parecem não ter este conhecimento, pois este pensamento contempla apenas alguns professores que tem graduação.
Neste sentido, esta pesquisa poderá revelar aos professores e gestores a necessidade e a importância de estar atualizado com novos assuntos e mudanças que surgem no decorrer dos anos e que muitas vezes necessita de novas técnicas de ensino para poder envolver todos os alunos, inclusive os mais dispersos.
Esta pesquisa foi realizada no município de Malhador/SE, com professores da rede municipal de ensino. Já que a rede municipal de ensino de Malhador é composta por quatorze escolas foram escolhidos dois professores por cada escola, totalizando vinte oito professores na amostragem.
Metodologicamente, procurou-se fazer uma pesquisa exploratória e bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, com técnicas de coleta de dados através de questionários, a partir dos quais foi possível alcançar os objetivos propostos. Não obstante, é válido mencionar que foram utilizados como fonte de pesquisa livros de acervos impressos e digitais, sites de internet, artigos científicos, além de utilizações de palavras-chaves como professores, formação continuada e o nível de formação dos professores.
2 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Para ter a educação como uma política social de garantia de direitos, é necessário implementar políticas públicas que possam dar acesso e permanência aos estudantes dentro da escola, bem como proporcionar melhorias na qualidade da educação através do incentivo, da valorização e da capacitação dos professores.
A escola contemporânea vem sendo atingida por vários conflitos sociais, econômicos e culturais, que determinam inúmeras demandas, as quais necessitam de profissionais capacitados. Mediante esta realidade, faz-se necessário uma formação continuada e aperfeiçoada, através de cursos de capacitação, seminários, mesas-redondas, dentre várias outras formas de capacitação, que retrate temas atuais, para que se tornem meios de debate em sala de aula, assim como também de aperfeiçoamento de conteúdo e estímulo para pesquisa.
Em consonância, Pedro Demo afirma que,
Cabe oferecer ao professor também propostas de duração inferior, a título de socialização do conhecimento, como seminários, congressos, mesas-redondas, conferências etc., em que se trata de transmitir conhecimento. O professor precisa estar informado, atualizado, embora necessite sobretudo estar à frente do processo construtivo de conhecimento, pelas vias de pesquisa, da elaboração própria, da teorização das práticas[3]. (DEMO, 1994, p. 85)
Desta forma, o papel do professor é decisivo no sentido de orientar o aluno, através de conteúdos claros, pois na escola perpetua ações de intermédio e formação do indivíduo, o que falta é a reflexão por parte destes, frente aos problemas sociais que emergem na sociedade. Assim,
...