OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Por: Eliane Mesquita • 7/10/2022 • Trabalho acadêmico • 5.093 Palavras (21 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 6
4 PLANOS DE AULA 11
5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem o propósito de registrar as ações desenvolvidas durante o Estágio na Educação Infantil, realizado na Creche Municipal Professora Maria do Socorro Queiroz Lima, situada na Rua da Criança, SN, Bairro São Benedito, na cidade de Pau dos Ferros/RN, no período de 02 a 24/04/2018, no turno matutino.
O estágio foi organizado em duas fases: Observação e Regência. A fase de Observação foi desenvolvida nas cinco turmas de Educação Infantil (01 turma de Creche, 02 turmas de Pré 1 e 02 turmas de Pré 2). Para realizar a fase de Regência a turma escolhida foi o Pré 2B, com um total de 24 (vinte e quatro) crianças matriculadas e idade de 05 (cinco) anos. Nesta fase, foi possível assumir as atividades pedagógicas, considerando a rotina da turma e os conteúdos propostos para a semana.
Realizar este estágio na Educação Infantil possibilitou conhecer de perto a rotina do trabalho pedagógico nesta etapa de ensino e aproximar o estudante de Pedagogia da realidade de sala de aula. Vale ressaltar que este estágio atende aos requisitos para a conclusão do 4º semestre de Pedagogia, na disciplina Estágio Curricular na Educação Infantil.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Instituição escolhida para realizar o Estágio na Educação Infantil foi a Creche Municipal Professora Maria do Socorro Queiroz Lima, situada na Rua da Criança, SN, Bairro São Benedito, na cidade de Pau dos Ferros/RN. A referida Creche funciona somente no turno matutino e atende a cinco turmas, sendo (01) uma turma de creche (03 anos), com 24 (vinte e quatro) crianças matriculadas, 02 (duas) turmas de Pré 1 (04 anos), 47 (quarenta e sete) crianças matriculadas e 02 (duas) turmas de Pré 2 (05 anos), 48 (quarenta e oito) crianças matriculadas. Todas as turmas apresentam boa frequência e nos casos de ausência, geralmente, são justificadas pelos pais.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Creche Municipal Professora Maria do Socorro Queiroz Lima, CNPJ 21.024.171/0001-20, está localizada na Rua da Criança, SN, Bairro São Benedito, Pau dos Ferros/RN. Assume a Gestão, a Professora Jucileide Severiana do Rego Leite e tem como Coordenadora Pedagógica a Professora Zolênia Fernandes.
O espaço físico da Instituição é pequeno e está organizado da seguinte forma: 05 (cinco) salas de aula, 01 (uma) sala pequena que agrega Apoio Pedagógico, Secretaria e Direção. Não há sala para biblioteca. O acervo é guardado em uma estrutura de geladeira, que foi intitulada Geladeira Literária e fica localizada no galpão, ao lado da porta da sala da Direção/Secretaria e Apoio Pedagógico. Não existe sala de vídeo, mas em cada sala de aula há uma televisão e um aparelho de DVD. Não há quadra esportiva, nem refeitório. As crianças fazem as refeições na própria sala de aula. Há um banheiro masculino e um feminino, mas não há pia para as crianças lavar as mãos. Também não existe sala de Professores, estes, durante o intervalo ficam no galpão e, neste espaço há uma mesa com cadeiras. O horário de funcionamento da Creche é das 7h às 11h30min. Quanto ao horário de intervalo é organizado em dois momentos: das 8h às 8h20min. para as turmas de Creche e Pré 1, das 8h20min. às 08h40min. para as turmas de Pré 2.
No tocante à quantidade e formação das Professionais, a Creche conta com sete professoras, seis têm graduação em Pedagogia e uma apenas o Ensino Médio. A Gestora é graduada em Letras, com Especialização em Psicopedagogia e a coordenadora pedagógica é pedagoga, com especialização em Gestão Pública.
Quanto aos projetos pedagógicos, a Creche desenvolve projetos e/ou sequências didáticas a partir de temas diversos, tais como: datas comemorativas, Natureza, Sociedade, dentre outros. O Projeto Político Pedagógico ainda não está sistematizado. A equipe pedagógica e professoras demonstram bom relacionamento. Há uma rotina de planejamento e formação continuada, semanalmente. Num dia da semana, previamente definido, realizam o planejamento para duas semanas e na outra semana participam da formação do PNAIC.
- DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
A fase de Observação aconteceu nos dias 02, 03, 04, 05 e 09/04/2018, no horário das 7h às 11h30min., sendo cada dia numa das salas de aula da Creche.
No dia 02/04/2018, a turma observada foi o Pré 2B, 24 (vinte e quatro) alunos matriculados, estavam presentes 15 (quinze) e tem como Professora Maria Jerúcia Pereira. A Professora foi receptiva com a presença da estagiária e acolheu bem as crianças, demonstrando cordialidade com todos. A proporção que as crianças iam chegando, ela ia organizando em mesas e distribuindo brinquedos. Por volta das 7h50min. as crianças juntamente com a professora guardaram os brinquedos e se organizaram para receber o lanche. Algumas crianças traziam lanche de casa e outras receberam a merenda servida pela Creche. Após todos lancharem, a professora organizou as cadeiras em círculo e saíram para o intervalo. Durante o intervalo não há atividades direcionadas, as crianças ficam à vontade para correr, brincar, pular. Há um baú com vários brinquedos que são bastante utilizados pelas crianças. Enquanto isso, a Gestora, Coordenadora Pedagógica e mais duas profissionais ficam em pontos estratégicos observando as crianças. No retorno à sala de aula, em círculo, a professora fez a atividade de rotina: contagem das crianças (primeiro uma criança com ajuda da professora contou os meninos, depois outra contou as meninas e finalmente outra contou o total geral), depois foi trabalhado o dia da semana, data, mês e ano utilizando o calendário, em seguida a observação do tempo, com atualização dos painéis, sempre com o envolvimento das crianças. Dando continuidade, a professora leu e fez algumas considerações sobre o texto “Aleluia! É Páscoa”, apresentou e expôs no quadro alguns símbolos da Páscoa. Na sequência, organizou as crianças em grupos, nas mesas, e solicitou que elas, observando os símbolos expostos, desenhassem livremente os que desejassem. Após cada criança fazer o seu desenho, a professora solicitava a escrita do nome com ajuda da ficha e exposição da produção no varal. Em seguida, houve um ensaio de uma coreografia com toda a turma, de uma música para ser apresentada no dia da comemoração da Páscoa. Após este momento foi servido o almoço. Logo depois as crianças foram organizadas em duas filas de cadeiras, uma de frente para a outra para assistir a um vídeo enquanto os pais iam chegando para pegá-las. Após todas as crianças saírem (11h30min.), a sala foi organizada e a estagiária agradeceu a professora pela atenção e acolhimento. Vale ressaltar que a estagiária, sempre que possível, auxiliou a professora na condução do trabalho.
...