OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA
Por: nailza030281 • 6/12/2017 • Artigo • 8.419 Palavras (34 Páginas) • 518 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAPANEMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Nailza Neves dos Santos
OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA
Tracuteua-Pa
2017
Nailza Neves dos Santos
OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA
Trabalho elaborado por Cláudia Melo de Sousa, submetida à banca examinadora, como requisito para obtenção de título de licenciatura plena em Pedagogia.
Sob orientação da professora Cristina Simone Reis Oliveira
Capanema-Pa
2017
Nailza Neves dos Santos
OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: um olhar sobre a Educação Especial no Ensino Fundamental na Escola Zulmira Pinto Guedes no Municipio de Tracuateua-PA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, como requisito para obtenção de grau em Licenciatura Plena.
Banca Examinadora: aprovado em ____/____/____
_____________________________________________________________
Professora Esp. Cristina Simone Reis Oliveira (orientadora acadêmica)
_______________________________________________________________
Professor Msc. Adão Souza Borges (avaliador)
UFPA-campus Bragança
_______________________________________________________________.
Professor Esp. Rossivaldo da Silva Sampaio (avaliador)
UFPA-campus Bragança
Capanema-Pa
2017
DEDICATÓRIA
Ao meu pai Paulo Sérgio (in memória), por todo amor, incentivo, confiança e dedicação, sei o quanto você queria ver esse sonho realizado. Mas, infelizmente não pôde acompanhar o final dessa história. Te agradeço pelo pai maravilhoso que sempre foi. Te amo!
À minha mãe rainha Deusimar, as minhas irmãs, Cleudiane, Cirlene e Cristiane e Maria de Nazaré e a meu irmão Paulo Sergio.
Pela alegria e apoio incondicional.
E pelo amor, união e força no momento mais difícil de nossas vidas.
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, irmãos, sobrinhos e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, me incentivaram para que eu concluísse esta etapa da minha vida.
A Universidade Federal do Pará (Campus de Capanema) e ao Programa Parfor (Plano Nacional de Professores da Educação Básica) pelo suporte e oportunidade de me formar em pedagogia.
Aos meus amigos, pela alegria, tristezas e dores compartilhadas e por fazerem dos dias na faculdade, dias mais felizes. Juntos trilhamos uma etapa importante das nossas vidas.
À minha amiga Nailza Neves, apoio e toda contribuição na conclusão desse trabalho.
À Professora Cristina Simone Reis Oliveira, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho.
Enfim agradeço a todos que de alguma forma especial ajudaram a chegar até aqui
“Todo o ato educativo é um ato feito de desafio, de imprevisível, de novo. É no confronto com as exigências que o quotidiano nos traz, que nos vamos fazendo mais e melhores educadores.” (Peças, 2003, p. 141).
RESUMO
Esta pesquisa foi apresentada como objetivo de revelar como a escola Zulmira Pinto Guedes, está caminhando a passos lentos ao assumiras pessoas com deficiências, as problemáticas em relação da infraestrutura e o despreparo dos profissionais para atuarem na aprendizagem das crianças especiais. As discussões demandas nesse trabalho deixarem cada vez mais evidente, que as relações das políticas públicas e a integração dos alunos com deficiências. Usou-se com metodologia a aplicação de questionário dirigido, tal pesquisa de campo na escola direcionada aos professores que trabalham com alunos especiais. Os resultados evidenciam que ainda tem-se muito a que fazer pois o pano de fundo da escola ainda está num momento de adormecimento, pois a instituição não consegue se organizar para as práticas de educação necessária assumir de forma
...