OS FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Por: yluisantos • 23/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS EAD - UNIVERSIDADE SALVADOR
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
SAMARA RODRIGUES DE BARROS
PORTO SEGURO
ABRIL – 2014.
SAMARA RODRIGUES DE BARROS
FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Trabalho apresentado a Professora: Denize Reimão e Tutor: Gardel Santos
Da disciplina Fundamentos e Estratégias do Ensino de História.
Do curso de Pedagogia 5º Semestre.
UNIFACS
Porto Seguro - 10/04/2014.
Prazo final para postagem da Atividade Virtual será até o dia 17 de ABRIL/14 (às 23h55m) INSTRUÇÕES:
|
O primeiro passo para responder as questões apresentadas nesta atividade é escolher uma instituição de ensino pública, particular ou comunitária para realizar uma visita de observação e refletir sobre as atividades realizadas com os saberes históricos.
Durante a visita você evite fazer perguntas, apenas observe o ambiente da escola, as relações estabelecidas, a realização das atividades e o plano da aula de História. Após a realização da visita de observação responda as questões abaixo:
Questão 1 - (Valor – 2,0) - A História enquanto componente curricular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental percorreu um longo caminho e passou por inúmeras transformações assumindo, em cada época, o papel exigido pela sociedade. Identifique qual a concepção que embasa a aula de História observada? Que concepção de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico estão presentes neste planejamento?
Pude observar que os conteúdos e saberes históricos de História nesta escola é ensinada com base nos livros didáticos à partir de uma perspectiva neutra baseada na transmissão oral, cópia textual e memorização dos fatos, portanto se embasa numa concepção tradicional de ensino.
A professora explicava uma aula sobre Capitanias hereditárias onde o Sujeito histórico era o rei de Portugal, e Martim Afonso Pena, desse modo se baseia em uma concepção de sujeito histórico onde poderosos reis e políticos são verdadeiros heróis e vistos como importantes lideres agindo individualmente, ou seja, concepção 1.
O fato histórico na aula em questão foi o sistema de administração territorial criada no ano de 1534 que é o sistema de capitanias hereditárias, assim sendo o fato histórico se baseia em grandes eventos políticos e acontecimentos importantes apresentados de maneira isolada do contexto histórico dos personagens isto é concepção 1 de fato histórico.
O tempo histórico ensinado na escola é fundamentado no modelo tradicional factual e cronológico privilegiando calendários, datas simbólicas e para fins didáticos a História do Brasil é dividida, por exemplo, em Colônia, Império, República, Moderna e Contemporânea.
Questão 2 – (Valor – 2,0) - Solicite a professora/ o professor da sala de aula observada um plano de uma aula de História e analise-o criticamente:
- De que maneira os saberes históricos foram explorados nesta aula?
- Os conteúdos são adequados? Estão contextualizados e são significativos?
Os saberes históricos foram transmitidos baseados no livro didático, leitura do texto feito pela professora e memorização do conteúdo, logo após a leitura, os alunos fizeram uma atividade sobre o assunto explicado.
A verdade é que a forma como esses conteúdos são transmitidos com ênfase na habilidade de decorar e distante da realidade social vivenciada pelos alunos, onde grupos sociais são priorizados nos registros históricos em geral em detrimento de outros, não serve de nada, pois não adianta o aluno ter contato com as fontes utilizadas como base para sua aprendizagem se ele não tiver a capacidade de compreender como ocorre a construção deste saber, porque o ensino de História transmitido não estabelece uma relação entre o que os alunos trazem de suas vivências não escolares com os conteúdos a serem ensinados na escola que são totalmente descontextualizados.
...