OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: si.andrade • 27/4/2022 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
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PORTFÓLIO 1
Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Prof Luis Fenando Correia.
Sorocaba - SP
2022
Unidade Temática: brincadeiras e jogos.
Objetos de conhecimento: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
Habilidade:
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Nome da brincadeira ou jogo: Jogo Queimada
Dimensão conceitual:
Inicialmente, promover um diálogo reflexivo com os estudantes e apresentar o jogo queimada, indagando tópicos como: qual a relação dos estudantes com o jogo queimada, o que sabem, como jogam, com quem aprenderam.
Na discussão sobre a definição da queimada, apresentar os conceitos principais: Explicar que é um jogo popular em grupo, apresentar as regras do jogo queimada e funcionamento, comentando que esse jogo é bem conhecido, porém que se difere frequentemente em algumas regras em algumas regiões ou entre as pessoas quando se reúnem para jogar.
Dimensão procedimental: Neste momento o grupo irá vivenciar, apreciar e aperfeiçoar as habilidades do jogo queimada na prática, com suas regras, objetivos, conforme exposto no diálogo anteriormente, com a supervisão do professor os orientando e ajudando a cooperar, respeitar os colegas, superar as divergências, dúvidas e dificuldades. Num segundo momento será proposto o jogo nas suas diferentes formas, os alunos poderão vivenciar as formas como são praticadas em outras regiões ou como eles conhecem.
Dimensão atitudinal: Após a prática dos jogos, propor uma “roda de conversa” para favorecer a compreensão das crianças sobre a atividade executada, sobre o trabalho em grupo, divergências solucionadas, superações, frustações entre outros pontos que ocorreram durante o jogo. É importante deixar que os alunos se expressem para que haja entendimento do ensino proposto.
Após a atividade o educando tem a possibilidade de:
- Desenvolver valores como: solidariedade, respeito, ética e cooperação;
- Aprender a resolver conflitos e problemas tanto numa situação de jogo como em outras situações cotidianas;
- Saber que é importante trabalhar em equipe para atingir um objetivo em comum;
- Relacionar-se de modo respeitoso com os demais colegas de classe.
- Participar de forma ativa nas aulas, estando aberto para as trocas, convivência em grupo e a construção coletiva;
- Respeitar seu grupo e adversários das diferentes formas de jogar de cada um, suas limitações e seus potenciais.
REFERÊNCIAS
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 21 de março de 2022.
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