OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Por: Maria Eduarda Moraes Bernardo • 30/6/2021 • Trabalho acadêmico • 678 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.
PROJETO DE PRÁTICA:
ASSIS– SÃO PAULO
2021
PROJETO DE PRÁTICA:
Aluno: Maria Eduarda Moraes Bernardo
ASSIS – SÃO PAULO
2021
1º etapa:
Os textos lidos apresentam praticamente a mesma moral, mas os significados não são exatamente os mesmos. A moral das obras é basicamente o que Dona Benta personagem da fábula de Monteiro Lobato diz ‘’A moralidade é que não devemos contar com uma coisa antes de a termos conseguido’’, portanto, mesmo que algo seja planejado, as coisas podem acontecer de uma maneira diferente e, com isso mudar tudo o que já havia sido planejado.
A fábula de Monteiro Lobato contém uma linguagem simples claramente destinada ao público infantil, podemos perceber isso pelo uso de palavras no diminutivo como ‘’Laurinha’’ e ‘’vaquinha’’, também existe o uso das onomatopeias que imitam os sons das ações, o que ajuda bastante na criatividade da criança e a faz imaginar a cena. Na obra podemos ver a mistura da realidade com a fantasia o que é muito comum em textos destinados ao público infantil, é possível também, observar a dialogia com os outros dois textos e ainda mais com o texto da La Fontaine. Apesar de esta fábula conter uma linguagem simples, é a obra mais rica em detalhes, ela inclui uma narrativa múltipla, pois além de contar com a narração da Dona Benta ela inclui as falas de outras duas personagens que é a Narizinho e a Emília.
A fábula O eremita, a jarra de manteiga e o mel, do livro Calila e Dinma contém uma linguagem simples, mas muito antiga por razão de ser sido escrita no século 5 a.C. A obra em si apresenta características clássicas da época e também possui características de uma fábula, pois tem uma linguagem simples e contém uma moral como todo texto desse gênero. Esta obra ao contrário das outras duas contém apenas um personagem que não tem nome e também não é o narrador da história, pois o narrador desta fábula é neutro. A obra não contém muitos detalhes como a de Monteiro Lobato, o autor não explora o espaço do texto e tampouco os detalhes.
A obra A moça e o pote de leite, de La Fontaine tem a linguagem diferente dos outros textos, é uma linguagem poética contada através de um poema. Apesar da intertextualidade com a fábula de Calila e Dinma, esta obra contém mais detalhes em seu espaço e, também tem a esperança de poder sonhar, o que não existe na fábula de Calila e Dinma, A narrativa é considerada atual apesar de o narrador ser neutro. É um texto que contém uma linguagem simples de fácil entendimento para o público infantil.
As três obras possuem ideias e a moralidade semelhantes, mas como cada uma foi escrita em épocas distintas elas possuem suas diferenças. Na fábula O eremita, a jarra de manteiga e o mel o personagem não tinha o direito de sonhar com uma vida melhor e nem fazer planos, pois acreditavam que o destino se encarregava de tudo e que ele era obrigado a aceitar o que o destino lhe oferecesse, já nas outras duas obras o direito de sonhar e fazer planos para o futuro existe.
...