OS JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: mariamonteiro123 • 3/12/2017 • Projeto de pesquisa • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO: PEDAGOGIA
ANGELA DA SILVA CAMPOS CARDOSO
IRIANE CORREA DOS SANTOS
JANAINA DE OLIVEIRA CASTRO DE ARAÚJO
MARIA DE NAZARÉ DE LIMA OLIVEIRA
MIRIANE FURTADO DA CUNHA
JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
BELÉM-PA
2017
ANGELA DA SILVA CAMPOS CARDOSO
IRIANE CORREA DOS SANTOS
JANAINA DE OLIVEIRA CASTRO DE ARAÚJO
MARIA DE NAZARÉ DE LIMA OLIVEIRA
MIRIANE FURTADO DA CUNHA
JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de TCC, como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia, a presentado na Universidade Paulista
Orientadora GLACY ROCHA
BELÉM-PA
2017
- . INTRODUÇÃO-TEMA E PROBLEMÁTICA.
“A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança”
Sabendo-se da grande importância dos jogos e brinquedos na ludicidade ou do desenvolvimento psicomotor das crianças, como brincadeiras no dia-a-dia. Procuramos proporcionar uma visão de importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança.
- Resgatar um sujeito aprendente de sua condição de expectador, para se tornar um sujeito participativo e crítico, no que resultou no problema de pesquisa.
- Os jogos e as brincadeiras não podem ser inseridos no contexto escolar de forma organizada, para facilitar e também auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das crianças?
2 – Hipótese.
- HO. A educação e um processo global e continuo. Cada fase o desenvolvimento e momento da vida de uma criança têm prioridades diferentes, as quais atuação pedagógica precisa compreender. Chamando a atenção da criança no lúdico, não só como forma de jogar e brincar, mais fazer com que desenvolvam melhor seu processo de ensino e aprendizagem.
Pois através das brincadeiras as crianças trazem o que veem, escutam, observam e experimentam.
3.OBJETIVOS
3.1 GERAL
Demostrar a importância dos jogos e brincadeiras na aquisição de conhecimentos das crianças, como uma forma de prática de vivência e consciência que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
3.2 ESPECÍFICOS
Estimular a capacidade da criança através de jogos e brincadeiras.
Apontar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito das crianças de ter uma sociedade que atende para esse trabalho.
Analisar as potencialidades das brincadeiras para a descoberta de regras e limites das crianças, por práticas desenvolvidas no seu cotidiano.
4. JUSTIFICATIVA. Vivemos numa geração a qual as tecnologias estão tomando conta das escolas por isso a importância do brincar não pode ser esquecida no cotidiano escolar.
Trabalhar o lúdico em sala de aula é de suma importância e atraente no processo de aprendizagem da criança.
Percebemos que é através do brincar que a criança aprende e de uma certa forma também constrói seu conhecimento.
O brincar possibilita que os sentimentos das crianças venham à tona e através da brincadeira ela vê e constrói seu mundo como gostaria que fosse.
O Professor deve estar atento as etapas de desenvolvimento ensino e aprendizagem do aluno.
Através do lúdico a criança desenvolve sua psicomotricidade, contribuindo de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, tendo como objetivo principal incentivar a pratica do brincar, além de se divertir e se relacionar com o mundo. ”É Brincando que se aprende”.
5.REFERENCIAL TEORICO
Ao brincar, a criança se expressa voluntariamente, faz uso da sua imaginação e criatividade, atividades lúdicas que futuramente permitirá ela assumir e desenvolver sua personalidade e autonomia.
Segundo a secretaria de educação (2006, pag. 45).”brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância”.
As crianças ao brincarem usam a imitação para recriarem personagens que já viram, transformando o real para seu mundo, através da imaginação, pois expõem suas ideias e lideram a criatividade. Quando á imitação transformada, o PCNEI afirma que:
Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade, anteriormente vivenciada. Isso significa que uma criança por exemplo, bate ritmicamente com os pés no chão e imagina-se cavalgando um cavalo, está orientando sua ação pelo significado da situação por uma atitude mental e não somente pela percepção imediata dos objetos e situações. (PCNEI 1998, V1, pág. 28).
Neste sentido concorda-se com Froebel (1999,p.58-59) insiste em seus estudos relacionados à infância que no momento da brincadeira é uma ação espontânea, com características próprias e representativas dentro de seus aspectos lúdicos, sendo muito importante para o desenvolvimento para os primeiros anos de vida da criança.
...