OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Jéssica Cristina • 5/4/2018 • Artigo • 2.977 Palavras (12 Páginas) • 165 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
GLEICE KELEN DA SILVA
JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO PAULO
2017
GLEICE KELEN DA SILVA
915124094
JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.
Orientador: Prof.ª Margarete Bertolo Boccia
SÃO PAULO
2017
RESUMO
Esta pesquisa tem como principal objetivo destacar a importância dos jogos na educação infantil, lembrando que os jogos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, também estimulam a psicomotricidade. A revisão da literatura enfocou a importância do brincar, e a utilização de práticas lúdicas na educação infantil. Inicialmente, apresentou-se o conceito de brincar e a contribuição da brincadeira para o desenvolvimento do indivíduo. Em seguida, abordou-se a psicologia do lúdico, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Conclui-se, a necessidade de inclusão de uma formação direcionada para lúdico nos cursos de licenciaturas, visto que os atuais docentes não se sentem totalmente preparados para atuar na área lúdica, o que demonstra que este ainda é um campo de atuação que deve ser conquistado pelos profissionais da Educação e que os cursos superiores devem se preocupar em qualificar seus alunos para este trabalho.
Palavras-chave: Lúdico, brincar, jogo, prática docente.
SUMMARY
This research has as main objective to highlight the importance of games in early childhood education, remembering that games aid in the cognitive and emotional development of the child, also stimulate psychomotricity.
The literature review focused on the importance of play, and the use of playful practices in early childhood education. Initially, the concept of play was presented and the contribution of play to the development of the individual. Then, the psychology of the playful one, covering cognitive, affective, and social aspects, was approached. It is concluded that there is a need to include a ludic-oriented training in undergraduate courses, since current teachers do not feel fully prepared to play in the play area, which demonstrates that this is still a field of action that must be achieved education professionals and that higher education courses should be concerned with qualifying their students for this work.
Key words: playful, play, game, teaching practice.
- SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. JUSTIFICATIVA 7
3. PROBLEMATIZAÇÃO 8
4. OBJETIVOS 9
4.1. Objetivo Geral 9
4.2. Objetivos Específicos 9
5. HIPOTESE 10
6. METODOLOGIA 11
7. REFERENCIAL TEÓRICO 12
7.1. DEFINIÇAO DE LUDICO E JOGO NA EDUCAÇÃO 12
7.2. JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 13
7.3. A FORMAÇÃO LUDICA DO PROFESSOR 15
8. CONSIDERAÇOES FINAIS 17
9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 18
INTRODUÇÃO
Quando nos referimos a Educação Infantil, devemos saber que se refere à faixa etária de zero a seis anos de idade, da promulgação recente de duas leis (Lei 11.114, de 16.05.05 e Lei 11.274, de 06.02.2006) que compreende a primeira etapa da educação básica.
As crianças crescem, passam por situações e emoções que permite relacionar a fantasia com a realidade, por meio de jogos a criança exercita sua capacidade de lidar com os sentimentos e com os desafios, se socializa e se integra aos grupos aprendendo a competir e também a dividir, o estabelecimento de regras, limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos a elas.
Por tanto, é de suma importância que as escolas disponham de matérias e jogos que enriqueçam o processo de aprendizagem e estimulem a dimensão do desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo, permitindo ao professor atingir objetivos mais amplos quando os jogos são cuidadosamente planejados, bem elaborados e orientados, sem perder a descontração.
JUSTIFICATIVA
Infelizmente ainda é possível encontrar escolas com a visão de que na educação infantil deve-se preocupar apenas com o cuidar, não que o cuidar não seja de grande prestigio, mas os estímulos também têm sua importância para um melhor desenvolvimento das crianças.
Por meio de jogos é possível que a criança experimente, invente, relaxa, descobrem, desenvolvem habilidades, e entendem que existem momentos para tudo, possibilitando também uma maior dimensão de tempo (antes/ depois), quantidade (pouco /muito), compreensão da sequência (início/fim), lateralidade (esquerda/direita) (frente/atrás), medidas e grandezas (dentro/fora) (em cima/embaixo), trabalha a aceitação do sim e do não, promovendo o respeito pelas pessoas e pelas regras.
Por fim, devem ser promovidos os jogos desde a educação infantil, aproveitando desse momento da primeira infância com atividades lúdicas, que proporciona para a criança uma melhor assimilação de novas informações, além de impor limites que acabam favorecendo as relações com outras crianças e também com os adultos.
PROBLEMATIZAÇÃO
Os jogos realizados em algumas escolas devem ter uma visão para além do momento de recreação, o lúdico na educação além de oportunizar uma grande diversão e aprendizado, deve considerar uma serie de critérios.
Em que medida os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil?
Como o professor deve mediar os jogos?
Como introduzir as brincadeiras aos conteúdos em sala de aula?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância dos jogos na educação infantil, lembrando que os jogos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, também estimulam a psicomotricidade.
...