OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: cissa acherman • 14/6/2015 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 1.027 Visualizações
OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BINGO DOS SONS INICIAIS E BINCO DA LETRA INICIAL
O presente trabalho tem, por objetivo, mostrar os relatos de experiências com os jogos: bingo dos sons iniciais e bingo da letra inicial.
Os jogos são de extrema importância no contexto educacional, eles são considerados promotores da aprendizagem da criança. Durante a aplicação dos jogos, foi possível perceber o quanto as crianças valorizam o lúdico, a interação com os colegas. Elas aprendem de forma prazerosa e brincando.
A importância do jogo no processo de alfabetização e letramento demonstra o quanto é relevante a sua aplicação no cotidiano escolar para o total desenvolvimento do aprendizado da criança, tornando-se meio de apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Seguem os relatos:
BINGO DA LETRA INICIAL
RESULTADO
“Tenho uma turma com 13 crianças e todas na faixa etária de 3 a 4 anos,elas estão no inicio do processo de alfabetização. A maioria teve dificuldade em associar a letra à figura e precisou de ajuda externa. Quatro crianças conseguiram fazer sem ajuda, três conseguiram com pouca ajuda, mas o restante precisou de muita ajuda para conseguirem completar a cartela. Porem, os alunos se divertiram muito e conseguiram consolidar melhor as letras e os sons que elas produzem.”
BINGO DOS SONS INICIAIS
RESULTADO
“Separei as crianças em dois grupos, três delas ficaram em uma mesa e as outras três em outra mesa, expliquei para elas as regras do jogo, elas compreenderam e ficaram entusiasmadas. Entreguei uma cartela para cada criança e comecei a retirar as palavras e pronunciá-las bem devagar. A primeira palavra foi CAVALO, pedi para elas procurarem na cartela qual era a palavra que começava com a sílaba CA. Elas demonstraram dificuldades para associar o som CA à grafia CA no início das palavras que estavam nas cartelas, então tive que falar que o CA e a junção do C+A. A partir daí, elas começaram a entender melhor a brincadeira e então perguntavam (O VA da vaca é o V+ o A, tia?). De forma geral, o resultado foi bom. Algumas conseguiram identificar o som na sílaba do meio da palavra, por exemplo, a palavra VELHA – elas marcaram a segunda sílaba da palavra AVEIA, nestes casos, expliquei que só poderiam ser marcadas as sílabas iniciais das palavras. A maior dificuldade que elas apresentaram foi identificar o som das sílabas compostas por três letras, exemplo, MAR de martelo, CHU de chuveiro, DEN de dentadura, PRA de prato etc. O que mais gostei foi a forma prazerosa de participação das crianças. Elas ficaram felizes por participarem do jogo e no final me agradeceram.”
Os jogos auxiliam no desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos com maior precisão, eles enriquecem o desenvolvimento intelectual. As crianças participam, interagem e brincam. Certamente, os objetivos didáticos foram alcançados nos relatos mencionados, por meio dos resultados foi possível refletir sobre o quanto os jogos são importantes no processo de aprendizagem das crianças.
Referência Bibliográfica:
CEEL/UFPE
...