Observação de crianças na segunda infância
Por: analuizadiasg • 16/5/2015 • Relatório de pesquisa • 687 Palavras (3 Páginas) • 2.120 Visualizações
Ana Luiza Dias Gomes
Juliélen Tótoli Souza
Amanda Caroline Balatori
Renata Costa
Laísa Souza
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO
Trabalho de Observação do primeiro bimestre
Professora: Cristiane Rodrigues
RIBEIRÃO PRETO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................................3
2 Dados de observação...................................................................................4
3 Teoria............................................................................................................5
4 Relação entre Teoria e Prática.....................................................................6
5 Referências Bibliográficas............................................................................7
Introdução
Esse trabalho tem o objetivo de introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança e unir a teoria e a prática.
A observação feita neste trabalho foi com uma criança da segunda infância, um menino de quatro anos, em seu "ambiente natural", mais precisamente na escola em que estuda, dentro da sala de aula. Observamos seus aspectos: físico, perceptualm cognitivo, linguagem, personalidade e social.
Dados da observação
Aspectos Físicos:
- Habilidades motoras: correu, pulou, escolheu e segurou objetos.
- Altura e peso normal.
Aspecto Perceptual:
Demonstrou facilidade para identificar seu nome e o nome dos amigos nos quadrinhos escritos. Observou atentamente as explicações dadas pela professora e constantemente brincava e tocava seus colegas de "roda" (brincadeira adotada e utilizada com frequencia nas aulas).
Aspecto Cognitivo:
Nos momentos em que falou, expressou-se de maneira clara. Quando a professora perguntava acerca de determinados exercícios de indentificação de nomes, ele gesticulava e balançava a cabeça, respondendo as perguntas de mandeira silenciosa. Quando o seu nome era chamado, falava normalmente.
Linguagem:
Demonstrou domínio na comunicação. Usou frases curtas porém, coerentes, falou pouco e baixo.
Personalidade:
É relativamente tímido. Demonstrou ser observador e calmo. Nos momentos de descontração, brincou de maneira tranquila e cooperativa.
Social:
Interagiu com os colegas de classe nos exercícios propostos pela professora, mas tinha preferência por comunicar-se com os colegas sentados ao lado. Na hora do lanche, conversou com as outras crianças e demonstrou ser sociável.
Teoria
De acordo com Piaget, a segunda infância é chamada de estágio pré-operatório. Nesta fase do desenvolvimento, ocorre o aumento da capacidade representacional, tendo como próximo passo a resolução de operações mentais.
Para Erickson, a segunda infância é um período em que a criança quer fazer e ser aprovada.
No que se refere ao desenvolvimento físico na segunda infância, ocorre o crescimento contínuo, mas não tão rápido quanto no período anterior. Há também o ganho/perda de peso. As habilidades motoras e a coordenação se desenvolvem melhor. Existe uma grande atividade motora e o maior controle dos movimentos.
O aspecto cognitivo caracteriza-se pelo pensamento egocêntrico e o desenvolvimento da memória e da linguagem. Nesta fase já conseguem atribuir significados, dominam um vocabulário mais extenso e compreendem frases de ordem negativa. Reconhecem padrões entre objetos, como redondo e quadrado.Neste estágio fazem muitas perguntas.
...