Observação
Por: Caroline Nascimento • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
INTRODUÇÃO
Relatamos neste trabalho a observação de uma criança na faixa etária de 05 (cinco) a 06(seis) anos, utilizando a linguagem para se comunicar caracterizando assim sua estadia no período da 2ª infância, começa aos 02 (dois) anos e termina aos 06 (seis) anos.
Avaliamos os seguintes pontos:
- Aspectos físicos: tamanho, forma e características do corpo.
Conforme o estudo em sala, nesta idade se espera uma mudança física mais lenta do que ocorre na primeira infância.
- Aspectos cognitivos: pensamentos, memória e habilidade intelectual.
Neste período a criança, costuma ser mais hiperativa, mostrando certa curiosidade com o que vê a sua frente, usando a imaginação para se divertir.
- Aspectos psicológicos: mudanças em relação individual e com os outros.
Se já inclusa na escola, tem um auxilio em seu desenvolvimento, devido à vivência social e pedagógica.
Ao decorrer das páginas, fizemos a associação com as características esperadas para a idade e o que realmente a criança apresenta. A observação foi realizada em trinta minutos, por se tratar de um curto período, neste relato pode conter algumas informações que não correspondem com o dia a dia do mesmo.
Utilizamos um ambiente a céu aberto, onde o observado pudesse se sentir livre, sem sofrer alguma pressão motivadora, o que impediria um melhor desenvolvimento de suas atividades, impossibilitando a observação natural para o registro.
DADOS
Nome: Lucas
Idade: 05 anos
Altura: 1,20 (informada pelo pai)
Peso: 22 kg (informado pelo pai)
Pele: Branca
Cabelos e cor: Liso e Castanho claro
Desenvolvimento Físico: Normal
Desenvolvimento Cognitivo: Normal
Desenvolvimento Socioemocional: Típico
Tempo de Observação: 30 min. (aproximadamente)
Local: Playground do condomínio
CONCLUSÃO
Conforme mencionado nos domínios físico, cognitivo e socioemocional, concluímos que há uma situação normal no aspecto Socioemocional, pois ele consegue se desenvolver em questões interpessoais e intrapessoais como: se relacionar com as pessoas. No inicio da apresentação a criança apresentou um olhar tímido, porém, após alguns minutos foi se soltando e criando confiança e intimidade. Apesar da timidez não foi difícil conseguir uma aproximação.
No aspecto físico e cognitivo mostra-se no padrão das crianças de sua idade, pois é uma criança saudável, observador, curioso, ótimo reflexo e muita desenvoltura nos brinquedos do parquinho.
Como a analise foi feita somente com a técnica de observação não foi possível compreender o comportamento atípico de sua idade.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Helen Bee, Denise Boyd: A criança em Desenvolvimento
...