TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de uma Brinquedoteca

Artigo: Organização de uma Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Artigo  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Organização de uma Brinquedoteca

Projeto

Com a falta de espaços adequados para brincar na rua, somada a hábitos solitários como a permanência em frente à televisão e ao computador, a meu ver a escola se torna um importante local para intensificar o convívio entre as crianças além da sala de aula. Um dos espaços privilegiados para isso é a brinquedoteca, que mais do que diversão, também se caracteriza por ser um ambiente de aprendizagem.

Nesse projeto, terá 5 espaços, cada um com seu significado:

• Canto dos Fantoches – O objetivo é pra que seja feito um teatro com fantoches. Nesse espaço terá uma moldura colorida e decorada feita de papelão ou madeira MDF para receber marionetes, dedoches e outros. Com almofadas coloridas divertidas e fáceis de ser transportadas para sentar, ideais para os momentos das histórias. Tapetes emborrachados antiderrapantes e antialérgicos coloridos por todo o ambiente para o isolamento do frio e descanso dos pés das crianças.

E por último um armário pequeno sem portas para guardar os sapatos das crianças.

• Canto do Faz de Conta – Esse espaço é a continuação do canto dos fantoches, com objetos, roupas, sapatos, brinquedos que se relaciona com o faz de conta, (príncipes, princesas e etc.). Com baús coloridos para guardar vestidos e roupas de época, sapatos e brinquedos. Com casinha de madeira e móveis de brinquedo. E por último, tapetes emborrachados antiderrapantes e antialérgicos coloridos por todo o ambiente para o isolamento do frio e descanso dos pés das crianças.

• Canto da Arte Livre - Nesse espaço as crianças terão liberdade para desenhar e pintar desenvolvendo sua criatividade. De um lado terá uma área de pinturas onde, elas poderão pendurar sua arte para secar e do outro lado uma bancada com tintas de variadas cores, pincéis, lápis coloridos, canetinhas e papéis de vários tamanhos e cores. Ao centro mesas e cadeiras com cantos arredondados para não haver acidentes.

E uma lousa grande em uma das paredes com giz colorido e por fim uma pia para a lavagem das mãos depois das criações.

• Canto da Diversidade - Brincar, brincar e brincar.

Nesse ambiente o objetivo é brincar. Com estantes e bancadas leves de MDF com vários brinquedos a mão, (bonecas, ursos de pelúcia, carrinhos e etc.). Tapetes antiderrapantes e antialérgicos coloridos para o descanso dos pés das crianças e o isolamento do frio. E almofadas coloridas divertidas e fáceis de ser transportadas para sentar, ideais para os momentos das histórias.

• Canto dos Jogos – Nesse espaço o objetivo é jogar com vários jogos pedagógicos e outros. Com uma mesa grande retangular para ser compartilhados por vários grupos e dá apoio aos jogos de tabuleiro. Prateleiras com fácil acesso aos jogos diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com