Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Por: amandamarchi • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Leme
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Amanda Camila Marchi RA:2018858928
Juliana Emanuelle Lima Ribeiro RA:20881357008
Luana Ap. Gonçalves de Almeida RA:2023861438
Luciana dos Santos RA:2061128992
Vanessa Angélica Sardinha Lima RA:2065126440
Leme
2012
Introdução
O professor não pode limitar seu trabalho a simples tarefas ultrapassadas agregando muito pouco de novidade, o professor terá que inovar produzir conhecimento tornando a escola atrativa para os alunos. Mas para que essa mudança aconteça não basta somente ter força de vontade é necessário também, condições para que isso ocorra com base na produção do ensino aprendizagem que é o trabalho coletivo. Romper barreiras á produção científica e tecnológica para construção de uma ética profissional, para resgatar o respeito com a sociedade.
Existe um desafio em manter as crianças na escola e que a educação tem uma grande contribuição para o sucesso dessas crianças. Mostrando a esses novos professores que não se deve abandonar o antigo enfoque mas não o privilegiar e que é fundamental o professor conhecer como foi e está sendo construído o sistema educacional e que com um olhar reflexivo e crítico para a formação desse sistema contribuindo par reverter a situação em prol da escola pública de qualidade.
Hoje o professor convive com alunos que acessam pela televisão, pelo computador, por livros, bases de informações abertas. Os alunos trazem também a convivência do cotidiano, cabe ao professor o papel importante de líder e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Um olhar mais crítico sobre a LDB perceberá que nada mais foram que reformas e aperfeiçoamentos do sistema, exatamente porque não tocaram na questão central que é a estrutura de produção do ensino-aprendizagem escolar. Não se altera a estrutura aumentando os anos de escolaridade, dias letivos porque a escola continua sendo controlada pelo ESTADO, portanto a serviço da reprodução das condições necessárias ao modelo vigente. Assumir o magistério como um todo, é entender que basicamente a realidade social, estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção, são historicamente determinadas pela ação do homem, na medida em que ele, por condições naturais, precisa produzir sua existência.
De um lado estão os educadores, sua responsabilidade é ensinar, obedecendo às diretrizes e condições estabelecidas pelo primeiro segmento. A produção do
ensino aprendizagem e a sua qualidade não são mais resultado do trabalho isolado de cada professor, mas o conjunto dos trabalhadores da educação.
Por outro lado à própria legislação determina que a responsabilidade de educar não seja exclusiva do ESTADO. A nova LDB responsabiliza a Família, a Sociedade Civil e o Estado. Entende-se que esta responsabilidade deve ser definida com mais clareza e objetividade no conteúdo da discussão de um Projeto Educacional mais amplo e em níveis de Abrangência diversos. O primeiro é o Nível Escolar, o segundo o Municipal, o terceiro Regional e Estadual e o quarto Nacional. Esta disciplina deve contemplar uma discussão no sentido de situar o magistério neste debate e até propondo que o mesmo enquanto agente coletivo lidere este processo junto às comunidades onde atua.
...