Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Por: Jaciara Aguiar • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Anhanguera Educacional – Joinville unidade 1
Pedagogia - Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
2015
Ensino Fundamental de nove anos
Atualmente passamos por uma transformação em nossa educação, o ensino fundamental de nove anos. Após a Resolução CNE/CEB nº 3/2005 a educação Brasileira teve uma grande mudança na sua estrutura, incluindo mais um ano letivo, seguindo agora do primeiro ao nono ano, o ensino fundamental se estendeu, essas mudanças ainda estão sendo adaptadas e aprimoradas, para não ter um impacto grande no aluno e professor.
Além disso, foi reduzida a Educação infantil que agora se finaliza aos cinco anos de idade, o que se diferencia, pois o primeiro ano não prepara as crianças para a entrada no ensino fundamental, como era o que ocorria no ultimo ano da educação infantil, na nova grade a criança tem a alfabetização iniciada, além de introduzida em outras áreas necessárias de conhecimento.
Não é apenas o primeiro ano que se diferenciou toda a grade curricular, toda ela foi revista com o intuito de alongar a variedade de conhecimento passado as crianças até o nono ano para melhor prepará-las para o ensino médio.
Outra diferença é em face dos professores, que dependendo do concurso outrora realizado, podem realizar trabalho tanto no ensino fundamental e na educação infantil, como podem ter que ficar com apenas uma das áreas acolhidas pela sua formação.
A etapa da criança
Para Nietzsche a criança é um espírito livre, ela representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores.
As crianças são seres puros, inocentes, despreocupados, adoram bagunça e conviver com outras crianças e são arteiras. É muito bom trabalhar com a criança nessa idade da descoberta, da curiosidade e das palavras é muito engraçado.
As vezes as professoras acabam fazendo o papel de pais a criança em si acaba se apegam facilmente em quem oferece carinho, cuidado e atenção.
O papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Quando a criança começa a frequentar a Educação Infantil o professor se torna a seu maior mediador principal na educação. As crianças possuem conhecimentos prévios, poucos mais úteis para suas primeiras etapas na Educação Infantil, quando os alunos aprendem seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade para isso, exceto quando os casos em que a alfabetização é espontânea acontece naturalmente da criança sem que seja ´´ obrigada `` por um adulto.
As crianças aprendem Coordenação Motora, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
O objetivo é o desenvolver algumas capacidades, como ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
...