Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Por: irisetheo • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.487 Palavras (14 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia
Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Período: 5º
Tutora à Distância: Ma. Maria Clotilde Bastos
Tutor Presencial: Isabel Cristina de Carvalho Rosa Oliveira
Pólo: Juazeiro-BA
Discentes:
Adriana Carla Rocha Bispo , RA: 405030
Anaclea de Araújo Torres Varjão, RA: 403656
Íris Neila Rodrigues Conceição, RA: 401731
Maira Soares Rocha, RA: 391338
Taciana da Mota Barbosa, RA: 394583
E-MAIL:
d_rica_bispo@hotmail.com.br
clea.mcfb@hotmail.com.br
iris_feffis@hotmail.com.br
mayraprincezinha2010@hotmail.com.br
taciana.barbosa17@gmail.com.br
[pic 2]
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO QUE NORTEIAM O ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
POLO: JUAZEIRO-BA
Trabalho acadêmico pesquisado com finalidade e requisito de nota do curso de Pedagogia do 5º período, solicitado pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, pólo de Juazeiro-BA, na disciplina Organização e metodologia do Ensino Fundamental, solicitado pelo Profª. Ma. Maria Clotilde Bastos e orientado pelo tutor presencial Isabel Cristina de Carvalho Rosa Oliveira. Com intuito de compreender a Organização do Ensino Brasileiro e suas responsabilidades com textos reflexivos sobre estruturas e o funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil..
Juazeiro-BA
24/Abril/2014
[pic 3]
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................02
Características do Sistema de Ensino Brasileiro............................................03
Proposta do Ensino Fundamental de 09 anos................................................05
Organização Auxiliar de uma escola...............................................................07
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), Artigo 62..09
- Marcos Teóricos que esclareçam esta proposta.......................................10
A Importância da Estruturação do Ensino Fundamental..................................11
Considerações Finais.......................................................................................12
Fontes Bibliográficas........................................................................................13
2
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho foi produzido em grupo com o intuito de nota de curso, para o aprendizado mútuo sobre a organização do Ensino Fundamental no Brasil.
O propósito desta Atps visa a analise de detalhes sobre a organização do ensino brasileiro, incluindo desde o órgão da União - Ministério da Educação (MEC) — e suas responsabilidades, até os órgãos estaduais e municipais, e também observar e abordar as diretrizes curriculares que norteiam o Ensino Fundamental. Dispondo de criatividade e do dinamismo os discentes desenvolveram este relatório, onde puderam enriquecer seus conhecimentos e aumentar seu nível de aprendizagem.
3
Características do Sistema de Ensino Brasileiro
No decorrer dos anos, inúmeras interrogações surgiram no aspecto de se confrontar realidades vividas em sala de aula com fundamentos teóricos pedagógicos.
A Aplicação do profissional do magistério em procurar recursos, ferramentas e novas propostas que busquem promover o resgate da melhoria do ensino-aprendizagem de qualidade que consiga, não só atrair o indivíduo e a comunidade para um debate crítico reflexivo das oralidades social contemporânea que englobam toda a comunidade escolar.
Nós como profissionais da educação temos que cada dia garantir ou no mínimo questionar até que ponto o nosso produto e a qualidade desse trabalho desempenhado estão fazendo a diferença positivamente na vida dos alunos. Por mais românticos que nós sejamos, nosso trabalho tem que ser repetidamente reconstruído e depois de construído, desconstruído novamente, para que possamos melhorar nossos projetos, planejamentos e propostas pedagógicas.
A mudança de postura, a compreensão em que se faz necessário adquirir o hábito de pesquisar desenvolver projetos voltados diretamente para a prática pedagógica e a integração aluno x comunidade x escola, fazendo dessa proposta uma revolução do processo educacional.
Experiências como essas vem acontecendo timidamente, são raras as iniciativas, mas, quando surgem elas se tornam referências que demonstram que vale a pena acreditar que é possível, que temos que deixar essa postura pessimista, alienada, derrotista de pensarmos que não podemos fazer a diferença, deixamos de acusar o sistema, o governo, a família, o alunado de não quererem mudar a situação.
As dificuldades são inúmeras, para superá-las precisamos nos capacitar e vestir a camisa de um profissional liberal em educação, que conhecem seus direitos e deveres, ciente de todas as normas e legislação que amparam pesquisadores envolvidos como as práticas e pesquisas pedagógicas mais eficientes no que se tem no ramo pedagógico e que mesmo assim está sempre construindo e desconstruindo, vendo e revendo suas práticas de ensino-aprendizagem.
...