TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  15/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 1]

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosimeire Rossi                RA: 6784385515

Sidneia S. Vieira               RA: 6575299517

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da professora-tutora a distância Adriana Corniatti.

Piracicaba

2015

SUMARIO

Desafio, Introdução.....................................................................................................................3

Conceito da Organização do Ensino Brasileiro..........................................................................4

Principais conceitos e aspectos que definem o Sistema de Ensino Brasileiro ..........................5

Principais vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental ..................................................8

Diferentes tipos de organização auxiliares na escola................................................................10

Mapa Conceitual do Sistema de Ensino Brasileiro...................................................................11

Considerações Finais.................................................................................................................14

Referencias Bibliográficas........................................................................................................15

DESAFIO

Através deste trabalho, vamos tentar produzir um relatório baseado nos detalhes sobre a Organização do Ensino Brasileiro:

 - União,

- Ministério da Educação (MEC)

- Orgãos Estaduais

- Órgãos Municipais.

INTRODUÇÃO

        Desenvolvemos este trabalho, buscando melhorias para se compreender o mundo atual em que vivemos nesse modelo de organização atual.

        Educar não é apenas passar o conteúdo dos livros, a didática, mas sim um processo de construção sócio – intelectual de cada aprendiz dentro do ambiente escolar.

Conceito da Organização do Ensino Brasileiro

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada; quais são os órgão administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na constituição.

A Educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. E também o nível superior.

Encontramos também outras modalidades como: Educação para jovens e adultos (Ensino fundamental ou médio), Educação profissional ou técnica, Educação especial e Educação a distância(FOGAÇA, Jennifer, 2014).

Principais conceitos e aspectos que definem as características do Sistema de Ensino Brasileiro

Proposta Curricular para a Educação Infantil

Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96), que por sua vez, vincula-se as diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como as respectivas Emendas Constitucionais Em vigor, atua-se a estrutura e funcionamento da Educação Brasileira.

De acordo com a Lei LDB, a educação escolar compõe-se; Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação superior.

Os municípios tem a função educacional de atuar no ensino fundamental e na educação infantil; já os Estados e o Distrito Federal são responsáveis pelo  Ensino fundamental e Ensino médio, e o Governo federal exerce uma função distribuitiva e supletiva na educação, devendo postar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distritos federal e aos municípios, bem como deve organizar o sistema de educação superior no país.

No que se refere á regularização do fluxo escolar, as taxas de defasagem idade-série presentes nas estatísticas nacionais tem conduzido a formulação e implementação de politicas para correção e adaptação das idades dos alunos á série escolar correspondente. Duas políticas são de grande relevância para a consecução desse objetivo: a implementação de programas de aceleração de aprendizagem que; com o suporte de materiais didáticos-pedagógicos específicos; a ênfase na fase da auto-estima do aluno e a oferta de infra-estrutura adequada aos professores, possibilita o avanço progressivo do aluno as séries e períodos subseqüentes.  Outra questão política seria: a reorganização do tempo escolar através da implementação dos ciclos escolares, agrupando os alunos de acordo com as etapas de desenvolvimento do indivíduo.

A reorganização do tempo escolar vem sendo amplamente discutida nessas esferas governamentais, de modo que a sua adesão tem sido crescente.

No que diz respeito a formação de professores, ações tem sido direcionadas para garantir formação inicial e continuada dos professores, bem como infra-estrutura adequada, para o desenvolvimento do seu trabalho, tais como renumeração adequada, tempo estudo, atualização e tempo de carreira.

As políticas relativas a formação de professores são de responsabilidade de todos as esferas governamentais. Esforços tem sido  empreendidos a fim de que sejam obtidas parcerias com instituições de ensino superior, organizações não-governamentais e agenciais de financiamentos, de modo a tornar possível a formação mínima  exigida pela legislação educacional que a partir de dezembro de 2007, será a licenciatura plena, obtida em cursos de nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (91 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com