Organização e metodologia do ensino fundamental
Por: marvasco • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.568 Palavras (15 Páginas) • 304 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
OSASCO – SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Cecilia Ramos.
OSASCO– SÃO PAULO
2014
Sumário
Introdução.......................................................................................... 04
A estrutura e funcionamento da educação e do ensino fundamental.......................... 05
Finalidade do Ensino Fundamental de Nove anos.................................................... 06
As Organizações auxiliares a escola........................................................................... 08
Mapa Conceitual e Formação do Profissional............................................................ 11
Organograma sobre a LDB 9394/96.......................................................................... 13
Considerações Finais.................................................................................................. 14
Referências Bibliográficas.......................................................................................... 15
Introdução
Nós do grupo nos organizamos para que todos trouxessem pesquisas feitas em sites, revistas PLT dentre outros, para que com os conteúdos pesquisados de todas as etapas, discutíssemos como cada uma seria elaborada. Após termos discutido, chegamos a uma definição de como seria o desenvolvimento de cada etapa.
Através de pesquisas feitas pelo grupo vamos levantando diversas questões referentes à estrutura da educação em nosso país, conhecer um pouco sobre a educação, sua estrutura e funcionamento no Brasil. O texto sobre Ensino Fundamental de nove anos versa sobre as primeiras leis que antecederam até a lei atual que decretou a sua aplicabilidade, seu significado e suas vantagens e desvantagens. A escola escolhida para realizar a pesquisa sobre a organização auxiliar da escola foi a EM Elba Nóbrega Sobral, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, 888, Jardim Santa Catarina - Francisco Morato-SP. Falaremos também sobre o artigo 62 da LDB 9394/96 sobre o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I e o mapa conceitual sobre a LDB.
A estrutura e funcionamento da educação e do ensino fundamental.
A educação básica tem como finalidade promover o desenvolvimento ao educando, assegurando-lhe a formação comum para o exercício de cidadania, progresso no trabalho e estudo superiores; é um conceito novo e amplo, fruto de muita luta e esforço dos educadores.
A educação infantil tem por finalidade, o desenvolvimento integral da criança creche e pré-escola. O ensino fundamental é composto por dois ciclos do 1ºano ao 5ºano e o 2ºciclo 6ºano ao 9ºano.
O sistema se divide em união e Distrito Federal e aos Municípios:
-União compete elaborar Plano Nacional de Educação, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos e instituições superiores;
-Estado organiza mantém e desenvolve os órgãos e instituições de ensino em colaboração com o município dividido a responsabilidade da educação fundamental;
-Distrito federal; instituição de ensino fundamental, médio e de educação infantil, criadas e mantidas pelo poder público e também privadas, possuindo as mesmas responsabilidades que os estados.
-Municípios mantêm, organiza e desenvolve os órgãos, instituições oficiais, oferece educação infantil em creches e pré-escolas e assume a responsabilidade de prover transporte público aos alunos da rede municipal.
O grupo destacou acima, um breve resumo de como o sistema da educação em nosso País funciona, ou deveria para funcionar.
Devido à necessidade e exigência da sociedade, ao que se refere à educação, criou-se normas educacionais que abrangessem a dinâmica e a ciência pedagógica, a qual não se adéqua a realidade brasileira.
A importância de investir na educação em nosso país está em caráter de urgência, pois o valor que o PIB repassa ainda não é suficiente para atingir a qualidade da educação no Brasil: Ainda tem a meta que o PIB trata de univercializar até 2016 o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos é ampliar até 2020 a oferta de educação infantil para atender 50% da população.
Se falarmos só na lei em si, a proposta curricular, tendo uma versão apenas no papel, ela é muito boa, até perfeita de mais, mas o que se refere a realidade da educação em nosso país, faz com que essa lei se torne muito falha. A mudança na educação no nosso país nos dias de hoje, é extremamente necessária, pois ainda encontramos criança que no 5º ano ainda não sabe ler, as verbas que chegam a nosso município para a educação não é o suficiente para atender toda a população, e ainda temos a má administração, tanto na prefeitura quanto nas escolas.
Como vamos conseguir atender todas as crianças de 4 anos até 2016, sendo que o município não tem como atender toda a demanda nos dias de hoje pois temos cidades com fila de espera, temos salas superlotadas. Segundo uma reportagem do Fantástico do dia 09/03/2014, foi mostrada a calamidade da educação em nosso país, crianças sem mesas, cadeiras, chão sem piso, sem água potável, sanitários e alim ntação e etc, o nosso país está longe de resolver os problemas da sociedade.
Temos sim, escolas boas, bem administradas, municípios que conseguem administrar as verbas, dando uma estrutura completa, com prédios bons, amplos com várias salas, brinquedoteca, salas de informática e outros. Professores qualificados, quadro de funcionário completo, e boa alimentação para as crianças.
...