Os Desafios Da Alfabetização No Brasil
Por: NATIELE520 • 8/4/2023 • Artigo • 3.276 Palavras (14 Páginas) • 105 Visualizações
FAVENI
FACULDADE NOVA DO IMIGRANTE
MARIA DE LOURDES GOMES
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
ELDORADO
2023
FAVENI
FACULDAE NOVA DO IMIGRANTE
MARIA DE LOUDES GOMES
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ELDORADO
2023
Autor[1], MARIA DE LOUDES GOMES
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)
RESUMO- Esse artigo foi elaborado com objetivo de mostrar as dificuldades da alfabetização e letramento na rede regular de ensino público no Brasil, também mostrar como a tecnologia pode ajudar docentes e alunos no interesse pela alfabetização e letramento. No Brasil a alfabetização tem sido uma grande preocupação milhões de brasileiros não são alfabetizados e os números é preocupante pois sem letramento essas pessoas são facilmente usadas por oque se diz democracia. O governo tem investido na área, sobretudo na educação de jovens e adultos, mas não há progresso nos resultados. Grande parte dos alunos que são considerados alfabetizados, podem até saber ler textos simples e escrever o próprio nome, mas não consegue desenvolver outras habilidades que são essenciais no dia a dia. A alfabetização só acontecerá quando ela for associada ao letramento. Pois letramento é a sua prática do dia a dia.
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Brasil. Letramento. Governo.
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas buscando analisar a alfabetização e letramento no Brasil, e como é as práticas pedagógicas do professor e as metodologias utilizadas em sala de aula. A alfabetização e o letramento são processos importantes que introduzem a criança no mundo da escrita e da leitura.
Aprender a ler, a escrever e a se comunicar através da língua e da escrita é fundamental para a inclusão social. Dessa forma, o processo de alfabetização é sempre um momento muito aguardado pelos pais e um desafio para os professores.
No entanto, é importante ressaltar que uma criança alfabetizada não é necessariamente, letrada. Existem diferenças importantes entre esses dois conceitos e é preciso saber identificá-las para oferecer as oportunidades certas para a criança se desenvolver nos dois processos.
A princípio, a alfabetização tem sido prioridade, por saber que ela é a base que garantirá um bom desenvolvimento educacional, m as também tem sido objetos de análises, onde há buscas constantes sobre as explicações de problemas no ensino regular que vem afetado a sua eficiência. É um processo longo que vai muito além do alfabeto, que não é apenas limitado a leitura e a escrita. A base pedagógica tradicional está sendo mudada constantemente com a evolução de muitas crianças incluindo a tecnologia. Muitas crianças sabem manusear um aparelho celular, mas não sabem ler nem escrever. Com isso suguem várias questões. Será que a tecnologia é uma vilã ou uma aliada? Qual a mudança que deve ser feita nas práticas pedagógicas? Qual a falha das práticas pedagógicas e a metodologia de ensino nas salas de aula?
Para iniciarmos nossos trabalhos seguimos a afirmação de Artur Gomes de Morais que diz: “Ensinar de forma cuidadosa e explícita o sistema de escrita alfabética (SEA) se coloca hoje, como uma medida urgente para reinventarmos as metodologias de alfabetização que usamos em nosso país.” (2012, p.181).
Nas turmas dificilmente não encontramos alguma criança com dificuldades na aprendizagem, muitas vezes o professor confunde essa dificuldade com algum problemas de desenvolvimento, mas na realidade é o próprio método de ensino do professor que não está adequado para aquela criança. Esse artigo tem a finalidade de mostrar quais as dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula, de como é o processo de alfabetização e letramento e como o professor lida com as crianças que mostram dificuldade no aprendizado.
Desafios da alfabetização atualmente
A alfabetização, é cheia de obstáculos para muitas escolas públicas brasileiras. Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), publicados em 2015, mostraram que 22,21% das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 34,46% desses alunos não têm aprendizagem considerada adequada. De modo geral o professor do 3° ano acham que os colegas dos anos anteriores passaram o aluno sem que ele tenha aprendido o esperado.
Esse ano de 2022 tem sido o mais difícil da história para crianças na fase de alfabetização. Devido a pandemia as crianças ficaram dois anos estudando remotamente. Educandos que estavam no primeiro ano do ensino fundamental tiveram que estudar em casa. Essa fase muito crítica que a criança deveria estar na escola foi interrompida e obrigatoriamente teve que estudar em casa. Pais que não sabiam como lidar com a situação. Muitas vezes não tinham recursos para falar com os professores remotamente, e os mais prejudicados nesse momento foram as crianças do 1° ao 3° ano. Não que os outros alunos também não tenham sido prejudicados, mas nessa fase de alfabetização o aluno precisa aprender com as técnicas pedagógica e de contato com os professores. Segundo a ONG Todos pela educação.
...