Os Fundamentos da Educação Infantil
Por: Daiana Schneiker • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.878 Palavras (28 Páginas) • 375 Visualizações
FUNDAMENTOS DA EDUAÇÃO INFANTIL
Daiana P. Schneiker
Professor Carla Netto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0569) – Prática do Módulo III
27/06/2013
RESUMO
Este artigo relata quais são os fundamentos da educação infantil nos tempos passados e dias atuais, identificando os desafios que os profissionais aprendem e enfrentam através das práticas no dia-a-dia, valorizando a sensibilidade das crianças e mantendo com elas a dedicação e interação lúdica. As atividades realizadas através das brincadeiras expressam a criatividade e interesse das crianças, onde na imaginação de cada criança isso se transforma numa grande brincadeira e o objetivo do professor é tornar isso como aprendizagem. A brincadeira não deve ser dada como uma recompensa ou encher o tempo após o término do trabalho, mas sim como um momento proveitoso e parte do planejamento onde a diversão é importante para o crescimento e aprendizagem da criança. O método utilizado para a realização deste artigo é a pesquisa qualitativa e bibliográfica em documentos e livros. Com isso, conclui-se que as crianças da educação infantil necessitam do brincar, das atividades lúdicas para seu desenvolvimento escolar e na vida cotidiana.
Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Crianças e Professores.
1 INTRODUÇÃO
Brincar é um momento que possibilita diversão e ao mesmo tempo aprendizagem, mas os problemas que os profissionais da educação infantil enfrentam infelizmente vão se agravando por motivos de formação e falta de experiências (práticas), que muitas vezes é onde se aprende. Ser um professor diplomado e não ter nenhuma prática com crianças de educação infantil faz a diferença, pois não saberá como lidar nas brincadeiras, atender os pais nem realizar as atividades planejadas. Os profissionais da educação infantil aprendem na prática, as crianças desta faixa etária precisam de atenção, carinho e cuidados primários (higiene, sono e alimentação). Segundo Maria Isabel Bujes, “ao considerarmos que a Educação Infantil envolve simultaneamente educar e cuidar, vamos perceber que essa forma de concebê-la vai ter consequências profundas na organização das experiências que ocorrem nas creches e pré-escolas , dando a elas características que vão marcar sua identidade como instituições que são diferentes da família, mas também da escola”.
Realizar atividades diversificadas envolvendo a ludicidade e chamando a atenção das crianças é demonstrar que cada uma aprende de uma forma diferente, segundo Janet Moyles “a China, por exemplo, está apenas começando a perceber que as crianças precisam brincar e ser individualmente criativas; que é possível oferecer um currículo baseado no brincar que permitirá às crianças atingirem os resultados desejados por pais, profissionais e legisladores, e se tornarem indivíduos criativos (DfCMS/DfES, 2006)". Cada criança tem uma maneira de entender melhor, podendo ser através de brincadeiras, de exemplos diários ou até mesmo com um desenho realizado por ela. O aprender na educação infantil é muito amplo, pois elas aprendem na vida cotidiana e são muito observadoras, aprendem através de uma conversa com os colegas ou professores, na realização de uma atividade em folha ou construída e até mesmo nas brincadeiras em grupo.
...