Os Jogos Ludicos
Por: Evauluzi Itapirema • 24/4/2023 • Projeto de pesquisa • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 84 Visualizações
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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SECRETARIA EXECUTIVA – ESCRITÓRIO DE PROJETOS NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA EM GESTÃO- NIG[pic 2]
RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
ESCOLA ESTADUAL: EDSON MELO |
TÍTULO DA PRÁTICA: JOGOS LÚDICOS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO E FACILITADOR NA APRENIZAGEM |
PROFESSOR (A): EVAULUZI FERREIRA ITAPIREMA |
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO/SÉRIE: 1º ANO 01 ENSINO: MÉDIO |
TURNO: VESPERTINO |
CDE OU CRE: |
BIMESTRE (x) 1º ( ) 2º ( ) 3º ( ) 4º |
Introdução
O lúdico, em suas modalidades do brincar, do brinquedo ou do jogo, é enaltecido como elemento que contribui para o desenvolvimento saudável de aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais do ser humano. O envolvimento, compreensão e participação das diversas categorias de jogos, brinquedos e brincadeiras são um reflexo direto do desenvolvimento do pensamento humano. Ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento, é também um reflexo deste, o lúdico aparece como estratégia dos diversos componentes curriculares; aparecem como conteúdos em alguns componentes. E não há professor que não se utilize do fértil campo da ludicidade para construir suas aulas. Sempre presente na vida do jovem do fundamental II e médio desenvolvendo a aprendizagem e estratégia, nas aulas de Educação Fisica.
Na Base Nacional Comum Curricular (2017), no que diz respeito aos anos finais do Ensino Fundamental, os termos “lúdico”, “ludicidade”, “brincar” e “jogos” pertencem ao Componente Curricular de Educação Física, raramente aparecendo em outros componentes. A palavra “ludicidade” é encontrada uma vez no componente de Arte, se referindo a competência para Ensino Fundamental, englobando as séries iniciais e finais.
O lúdico é um tema que vem conquistando espaço no panorama nacional, por ser a ludicidade uma atividade voltada para a recreação e o lazer, oferece enormes contribuições para a educação, favorecendo a aprendizagem, a produção do conhecimento e o aprimoramento corporal, desenvolvendo aspectos ligados à emoção, prazer, à afetividade e ao bem estar.
Objetivo
Proporcionar aos alunos do 1º Ano 01 a oportunidade não só de desenvolver atividades de aprendizagem, mas também de conhecer e aprender sobre as necessidades e a importancia do lúdico na Escola Estadual Edson Melo.
Números de aulas
- 04 Aulas
Objeto de Conhecimento
- Jogos Lúdicos, como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem
Materiais Necessários
- Papel , EVA, lápis, canetas, caixa de papelão, copo descatável, tesouras, internet, alunos, bombons, cordas, tinta guache, TNT e outros.
Metodologia
E assim o trabalhos foi detalhado em três momentos:
1º momento: Foi dividido em sala de aula, grupo de 05 alunos, para confeccionarem o jogo lúdico de sua criatividade ou de pesquisa a intenet.
2º momento: O professor explicou cada detalhe da atividade e a forma que cada grupo iriam apresentar seu trabalho feito.
3º Momento: Apresentações dos grupos do 1º ano 01, e após a apresentação foi colocado a opinião do professor de Educação Física, onde precisa melhorar e finalizando com incentivo de parabens a todos os grupos pelo excelente trabalho.
As apresentações foram as seguintes:
O primeiro grupo apresentou a caixa de surpresa com a a corrida do futuro, a meta era alcançar o objetivo que era chegar em primeiro na linha de chegada.
Foram usada uma caixa que dentro havia perguntas para o aluno responder, no caso de acerto o mesmo jogava o dado, se caso o dado caisse em três, ele avançava as tres casas nno tabuleiro da corrida do futuro, ganhava a equipe que chegasse primeiro na linha de chegada, de acordo com esse jogo lúdico os alunos sobre dispultas saudável e trabalho em equipe.
O segundo grupo apresentou o mini basquete, onde usaram um pedaço de papelão, coberto com EVA, copo descartável e uma bola de tenis de mesa. A finalidade era acertar a bola em um dos copos, ganhava a equipe que colocasse mais bolas no copo em um determidado tempo marcado pelo arbitro. Atraves deste jogos os alunos aprederam a usar a estratégia, habilidade e raciocionio para ganhar a competição.
O terceiro grupo apresentaram o jogo do tabuleiro de xadrez, confeccionado de papelão, EVA, e tampa de garrafa.
Resultados
Trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando os alunos no processo de construção do conhecimento e dos materiais confeccionados. Visando potencializar capacidades, ampliando possibilidades dos alunos do 1º ano 01 de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
O resultado foi excelente, podemos observar o grande interesse do aluno na realização seu trabalho e mostrar sua capacidade na criação do jogo, sendo muito importante na vida de cada integrande de cada grupo. Pois, o foco era alcaçar o objetivo era que eles mesmo vinhesse a descobrir os seus talentos não só nos jogos de futsal, queimada, volei e etc, mais tambem atraves dos jogos lúdico, abrindo a visão deles da grande importancia dos outros jogos, ou seja os jogos lúdicos.
O trabalho foi acompanhado pelo professor de Educação Fisica, onde o mesmo avaliou pela criação do jogo e a exposição de cada grupo do 1º ano 01 do turno vespertino. De acordo a observação, pode-se relatar que todos os grupos apresentaram de forma bem agradável, alcançando os resultados esperado.
Anexos
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Referência
ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 37 p.
______. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 295 p.
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