Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Por: Eliselma Leite Santos Medeiros • 29/10/2020 • Trabalho acadêmico • 3.496 Palavras (14 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NOME: ELISELMA LEITE DOS SANTOS
RA: 2028218
POLO: VILA GALVÃO - GUARULHOS
2020
1. TEMA
Música na Educação Infantil
2. SITUAÇÃO-PROBLEMA
As crianças desde o nascimento se defrontam com um mundo cheio de novidades e de constante aprendizado no meio em que vivem, sendo assim, é papel do adulto selecionar o que deve ser passado do seu patrimônio cultural e social, oferecendo ao menor, bem-estar, conhecimentos e educação, incluindo a Educação musical que além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, no desenvolvimento e aperfeiçoamento. A música é muito importante para que as crianças se desenvolvam pode ser aplicada em diversos momentos da metodologia de ensino-aprendizagem, sendo essencial na busca do conhecimento, proporcionando progresso no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo. As escolas devem estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas várias possibilidades para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino, pois a música ajuda em todas as fases e etapas.
A Finalidade da música, bem como o desempenho de outros meios culturais, pode estimular a participação, com dificuldade de aprendizagem por meios convencionais a música auxilia na adaptação, socialização, desembaraço, autoconfiança, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico, matemático e assim destruir as dificuldades que prejudica o desenvolvimento curricular do ensino. É importante que haja a verificação dos métodos, das bases que orientam as várias práticas didático-pedagógicas das temáticas disciplinares e apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar, mas infelizmente essa questão ainda não se apresenta com muita visibilidade em nossa educação, tanto nas áreas de estudo como no ensino, o que ocorre são variadas posições em busca de um objetivo final em várias disciplinas. Nessa circunstância, é importante que as informações não se representem em apenas um grande número de referências, transformados em métodos educacionais. É essencial fazer uma pesquisa de novas matrizes metodológicas e didático-pedagógicas a serem desenvolvidas e inserida no meio pedagógico. Sendo assim necessário apresentar atitude de comunicar e transmitir o conhecimento, como também reconsiderar a educação, se é que existe aptidão de dominar a transmissão repetitiva de conteúdo escolar.
A criança quando ouve uma música, ela compreende uma canção, brinca se envolve nas brincadeiras rítmicas ou de jogos de mãos, obtém estímulos motores que a provocam para o gosto musical, e desenvolve o gosto pelo som, ritmo, movimento, a inserir em seu processo de formação um ingrediente crucial, natural do ser humano, contribuindo com o progresso do seu bom gosto desenvolvendo e evoluindo sua visão de mundo.
A música para a criança reflete mais que uma forma de expressão e inclusão com o ambiente; é uma fórmula que possibilita desenvolver habilidades, conceitos e condições, favorecendo para o desenvolvimento integral. No momento em que a música é compreendida pelos educadores como princípio de ensino-aprendizagem, as práticas mais comuns executadas no dia a dia tornam-se em capacidades de encorajar o desenvolvimento da criança, mantendo uma forma de conservação social e histórica.
A presença da música garante nos currículos dos cursos que formam professores e qualificam, proporcionam a formação musical para o docente, mas não é o bastante para ingressar a prática da musicalização no conteúdo escolar, mas é o início para a reconstrução da sua analogia dentro das instituições de ensino. Um idioma tão importante quanto às demais áreas do conhecimento e, sendo assim, indispensável para o método de ensino-aprendizagem.
3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
A música, dentro da escola, pode ser uma grande aliada dos professores de todas as séries da educação básica. Entretanto, para os alunos da educação infantil os benefícios são ainda maiores, conforme todas as informações citadas acima. As crianças têm a música, naturalmente, inserida em suas vidas desde muito cedo. Sejam nas canções de ninar, brincadeiras, desenhos animados ou filmes. Todos estes estímulos são facilitadores para que elas tenham maior apreço pela música. Assim, nada melhor do que usar um recurso capaz de tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, e por consequência, mais efetivo.
Ao trabalhar com a Educação Musical no Ensino Infantil, é como plantar em terra fértil, onde veremos grandes árvores produzindo belos frutos durante uma vida inteira, pois é nesse período de desenvolvimento da criança que transmitiremos de forma lúdica e encantadora, ensinamentos que permanecerão beneficiando nossos pequenos em inúmeros aspectos no decorrer suas vidas. Muitas crianças têm dificuldade para aprender, pois é retraídas e vergonhosas, a música então, veio a esse meio para complementar. Portanto, ao incluí-la como conteúdo, ensinam as crianças, sem deixarem que as aulas se tornem monótonas. Este trabalho se justifica na proporção em que busca evidenciar valor da música para o seu desenvolvimento. É de grande valia para as atividades escolares quanto às demais outras atividades criadas para e com a criança. Mais adiante vem auxiliar para que os diversificados conhecimentos sejam mais simples e compreendidos pela criança, a música faz com que ela avance sua criatividade, sua tendência atinja sua liberdade, tornando no amanhã um ser independente e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de cidadão.
...