PCC Currículo: Teoria e Prática
Por: Madara Silva • 21/6/2021 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 1.440 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FORMACÃO PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA
MADÁRA TAJÍ DA SILVA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC: currículo, teoria e prática
Belo Horizonte
2021
[pic 2]
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar as competências norteadoras da BNCC e suas aplicações nas tarefas escolares em sala de aula. A coleta de informações e análise partiu de uma observação das atividades exercidas por um aluno do 4º ano do ensino fundamental e através de uma bate-papo com a sua professora.
INTRODUÇÃO
O documento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi criado em sua primeira versão em 2015, com homologação em 2017 pautando todo o ensino fundamental. Em 2018 foi alterada mais uma vez contemplando também diretrizes para todo o ensino médio.
A BNCC foi pensada como uma forma de referência obrigatória para a construção de documentos curriculares, ou seja, é uma base norteadora para acompanhar o desenvolvimento do aluno em toda a sua trajetória escolar. Consequentemente, entende-se que a BNCC não é o currículo, e sim um documento que define aspectos comuns aos currículos.
O documento oficial da BNCC conta com dez competências gerais norteadoras que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São elas:
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório Cultural;
- Comunicação
- Cultura digital;
- Cidadania;
- Trabalhos e projetos de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento/autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania.
As competências acima referidas são relacionadas no tratamento didático proposto para os três níveis de educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
DESENVOLVIMENTO
Observando o dia-a-dia do aluno
Devido a pandemia da COVID-19 toda a observação foi realizada de maneira remota através de vídeo chamadas com o aluno juntamente com o acompanhamento da mãe.
Ao observar e comparar a rotina de atividades do aluno J.V.M de 9 anos aluno do 4º ano do ensino fundamental regular de uma escola pública estadual do município de Congonhas, Minas Gerais, pode-se perceber que em suas matérias gerais é abordado sim de forma plana as diretrizes propostas pela BNCC.
A disciplina escolhida para ser retratada aqui neste estudo foi a de Ciências. Uma das tarefas foi proposta pela professora de foi a de orientar os alunos a observarem através da janela de suas casas (devido as medidas de isolamento social), a poluição nas cidades produzida tanto pelas empresas e trânsito quanto por pessoas em seu dia-a-dia.
...