PEQUENOS LEITORES E GRANDES POETAS
Por: Marcelo Campos Pereira • 21/7/2019 • Artigo • 4.482 Palavras (18 Páginas) • 296 Visualizações
PROJETO: “PEQUENOS LEITORES E GRANDES POETAS”
Introdução/Justificativa
Este artigo trata de experiência pedagógica que foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança localizada na região central do município de Pompéia e atende 222 crianças de 3 a 5 anos, sendo 6,3 % residentes na zona rural e 93,7% residentes em diversos bairros do município. Possui 1.402,51m2 de área construída com amplas salas de aula, de leitura, de artes, de TV e vídeo, oficina de pintura, gabinete dentário, refeitório, sanitários, além da parte administrativa. A área externa conta com playground, casa de boneca, minicampo de futebol, tanques de areia e quadra coberta. Possui equipamentos, mobiliário, materiais escolares e didático - pedagógicos que subsidiam a prática docente favorecendo o aprendizado do aluno de forma integrada, com efetiva participação da família na escola.
As três turmas participantes serão de Pré II, na faixa etária de quatro e cinco anos, num total de 60 crianças. A maioria dos pais trabalha nos setores da indústria, comércio e, em menor escala, serviços gerais. É uma clientela de situação socioeconômica variável, sendo que aproximadamente 65% dos pais de alunos recebem até três salários mínimos.
As poesias têm o dom de encantar todos que as ouvem. Percebemos que criança que ouve e observa um poema aprende a perceber os ritmos complexos e infinitamente variáveis dos tipos gráficos, dos espaços em branco, dos espaços para sonhar. Quando uma criança ganha confiança em si própria e na sua voz, quando triunfa sobre a timidez e as dificuldades de articulação, o dizer poético torna-se extraordinário motor para desenvolver e manter a memória.
Também a oralidade foi algo preocupante, pois alguns alunos, mesmos de pouca idade dificilmente comunicam-se com clareza e desenvoltura. Quando se encontram numa situação de apresentar algo diante do grupo, fizerem alguma explanação, são tomados de pânico, o que os impede de estabelecer interação significativa com seus interlocutores, evidenciando dificuldades de se expressar oralmente.Essa situação não deve ser vista com normalidade, pois as pessoas aprendem a falar, falando e a escola deve viabilizar, para além dessa espontaneidade, o desenvolvimento da expressão oral de modo sistemático tanto quanto o da escrita.
O projeto busca desenvolver nas crianças o gosto e a afetividade pelo texto poético, devendo ser compreendido como fruição estética, símbolo da liberdade, jogo de significados, música que eleva o espírito, brincadeira, objeto de prazer. A leitura é a experiência que proporciona as condições para a elevação e crescimento do indivíduo, fonte inesgotável de prazer, de conhecimento, emoções e experiências.
Objetivos:
Objetivo geral:
Promover a aproximação e o gosto das crianças da EMEI “Sonho de Criança” com a linguagem poética.
. Objetivos específicos:
Capacitar as crianças da EMEI Sonho de Criança para se expressarem com desenvoltura fazendo-as recitar poesias em grupos e individualmente.
Explorar os recursos existentes na oralidade, valorizando os sentimentos que o texto transmitir na leitura de poesias pelos alunos da EMEI Sonho de Criança.
Desenvolver a capacidade inventiva das crianças.
Metodologia
Na fase exploratória criamos na instituição escolar “momentos poéticos”, um recurso em que o professor selecionou vários livros de poesias de diferentes poetas, leu para as crianças que estavam dispostas de forma bem à vontade, sentadas no chão ou em almofadões,. Neste momento pude questionar os pequenos quanto aos sentimentos que surgiram durante a leitura tais como: medo, espanto, alegria, tristeza, etc... Segundo Pausas (2004, p. 255) :
a modalidade da linguagem poética, tanto se tratando de poesias e canções, tem de ser trabalhada desde cedo em nível basicamente oral.Temos que tentar fazer com que as crianças sintam prazer ao ouvir um poema ou acantar uma canção....
Sendo assim, proporcionei às crianças perceberem que os textos poéticos expressam através da escrita sentimentos e que ao ouvirmos soam de forma prazerosa e agradável. A poesia é algo que consegue despertar todos os sentidos que possuímos: a audição, a fala, o tato e o olfato. Sentidos que se misturam e nos fazem lembrar de algo que já presenciamos ou que desejamos, talvez algo inexplicável, mas que nos pertence. Foi nítido como as crianças riam, se espantavam e assim transmitiam sentimentos interessantes durante esta atividade.
Após realizar diversos momentos de leitura de poesias, fomos para a fase de investigar, ou seja, realizar uma sondagem para descobrir os temas, e as poesias de maior interesse e que causem envolvimento durante estes momentos, destacando aqui os poemas de Vinícius de Moraes como o “ar”, de José Paulo Paes “o Vampiro” e “Leilão de Jardim”de Cecília Meirelles sendo importante destacar aqui, que a variedade e a novidade também são formas eficazes para o interesse e a curiosidade. Era curioso observar que algumas crianças diziam quando questionadas sobre o porquê de gostar de determinada poesia, diziam que “a gente podia ver as coisas da poesia na cabeça e isso era legal”
Enviamos uma entrevista aos pais a fim de sabermos se gostavam ou não de poesias, e nos enviar algumas, e assim criamos assim um pequeno mural de poesias da turma(dez em média), já que os pais pouco conheciam sobre este estilo literário, oportunizando ao professor um conhecimento maior acerca do que os pais sabem sobre poesias.
A próxima etapa aconteceu na reunião de pais e mestres, quando explanamos o projeto, de forma simples e clara e convidamos os pais a se tornarem parceiros na realização deste, pois conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA “a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças”. Assim, devemos criar oportunidades de incluir as famílias no cotidiano escolar, estabelecendo um diálogo aberto com as mesmas, tornando-as parceiras no processo educativo. Destacamos uma ação que envolveria diretamente a comunidade: a doação de livros de poesias, para a nossa “poeteca”. O resultado desta campanha foi um sucesso, montamos a poeteca com aproximadamente cinquenta livros. Foi muito prazeroso, pois a cada livro doado, a expressão de satisfação e alegria das crianças nos encantava.
...