A Importância de Formar Pequenos Leitores no Âmbito Hospitalar
Por: Sandra Silva • 28/5/2020 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Tema: A importância de formar pequenos leitores no âmbito hospitalar.
Justificativa:
Percebemos que na atualidade há uma demanda significativa de crianças que necessitam de ser hospitalizado, o fato de estar internado não é fácil nem para os familiares, nem para as crianças que se encontram no âmbito hospitalar, dessa forma faz-se necessário amenizar esses dias angustiantes com algo que seja prazeroso, gratificante e que sirva como alicerce para trazer um pouco de alegria e de cor a suas vidas. Estudos comprovam que as crianças na faixa etária acima dos 6 anos de idade, são alfabetizadas quando elas passam a ter convívio com as práticas constantes de leitura e escrita, mesmo que seja fora do âmbito escolar, daí a real importância de estimular as crianças ao hábito da leitura de forma dinâmica. Ao ler para uma criança hospitalizada ou estimulá-la a ler, irá instiga-la aprender e ao mesmo tempo brincar, pois faz uso da cultura falada expandindo sua capacidade de exploração do ambiente com os seus movimentos e gestos, que podem ser através de uma mímica, ou de suas expressões faciais e outras inúmeras possibilidades a serem exploradas.
A leitura possibilita à criança a capacidade de pensar, aguça a fantasia, a criatividade e estimula o seu mundo imaginário e a transporta para outra dimensão, fazendo com que ela embarque para um universo mágico viajando por lugares incríveis sem sair do lugar.
Objetivo geral:
Promover nas crianças por meio do ato da leitura maior conforto emocional, e uma humanização, melhorando sua qualidade de vida no espaço hospitalar, propiciando momentos de prazer, ludicidade, distração, e alegria. Utilizar a leitura como suporte para auxiliar no processo de tratamento das doenças, compreendendo a importância do ato de ler, desenvolver sua escuta lenta, enriquecendo seu vocabulário através de linguagens diferenciadas.
Objetivos específicos:
· Estimular o desejo de novas leituras.
· Propiciar através da leitura a oportunidade de sair da rotina hospitalar, garantindo sua formação pessoal.
· Despertar o prazer da leitura e aguçar o seu potencial cognitivo.
· Possibilitar as produções orais e escritas.
Metodologia:
Iniciar com uma reunião com os funcionários da rede hospitalar para realizar uma explanação sobre o projeto e estar aberto a sugestões. Definir o cronograma dos dias que serão realizadas as leituras juntamente com os profissionais da saúde, sendo que os voluntários trarão os materiais durante três dias da semana e passarão nos leitos incentivando as crianças a despertar seu interesse pela leitura, serão disponibilizados diferentes gêneros textuais como: Contos, literatura, quadrinhos, piadas e poesia. Será feita uma leitura para todos e posteriormente serão feitos questionamentos de acordo com a leitura lida, fazendo com que as crianças se expressem de forma espontânea.
Recursos didáticos:
Livros, revistas, papel sulfite,
...