PLANO DE AULA: DANÇANDO E APRENDENDO SOBRE O NOSSO CORPO
Por: vanessasalva • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.613 Palavras (11 Páginas) • 4.500 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia
ATPS de Didática
Professor Tutor a distancia:
Ma. Ausdy Castro dos Santos
Alunas participantes:
Camila Magalhães Nardo RA: 367714
cmagal@hotmail.com
Claudenice Magalhães RA: 367715
clau.maga@hotmail.com
Elaine Cassia Dos Anjos RA: 377539
laineanjos23@hotmail.com
Maria José M. Alves RA: 371605
zezita.alves@hotmail.com
Patrícia Souza De Oliveira RA: 363899
Paty25@hotmail.com
Plano de aula
Publico Alvo: Crianças de 3 anos ( MII)
Perfil da Turma para qual será preparada: A classe tem 18 alunos, sendo 11 meninas e 7 meninos. É uma sala bem ativa e que demonstra bastante satisfação quando realizam atividades desde tipo.
Tempo de duração: aproximadamente 30 minutos.
Tema: Dançando e Aprendendo sobre o nosso corpo.
Justificativa: Mostrar como eles podem aprender com a dança, melhorar a expressividade, a comunicação entre eles e com a professora.
Objetivos da aula a ser planejada: Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. Se comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.
Conteúdo previsto para a aula: Expressividade / Dança
Procedimento de Ensino e Método: Primeiro, faça uma roda da conversa com eles e explique como será feita a atividade.
Depois os agrupe de fora que você fique de frente para eles, ajudando e participando assim da atividade.
Coloque no Rádio o Cd com a musica escolhida (no caso Xuxa SPB 1 - Cabeça, Ombro , Joelho e Pé) .
Faça junto com eles o que a musica pede e ajude os que mostram alguma dificuldade.
Logo após a musica você pode fazer uma roda da conversa novamente e perguntar : se eles gostara, do que eles mais gostaram e se eles lembram as partes do corpo que aprenderam com a musica. E depois explicar como usamos essas partes do corpo no dia-a-dia.
Recurso de Ensino: Rádio e Cd e Espaço para que se movimentem (no caso a própria sala de aula)
Avaliação: Observar se todos participam da atividade, quais sentem dificuldade de fazê-la, quais não aceitam fazê-la. E depois ajudar esses que estão com dificuldades.
Recursos Materiais: Idem Recurso de Ensino.
O processo
O grupo realizou uma visita ao Colégio fundamental, onde pesquisamos em uma sala do Maternal II.
Faixa etária: 3 anos
Numero de alunos: 18 alunos, sendo 11 meninas e 07 meninos.
Tema da aula: Dançando e aprendendo sobre o corpo.
Analisamos que é uma sala dinâmica, onde os alunos demonstram bastante satisfação e interesse pela aula, bem como desenvolvem muito bem a atividade descrita na aula, e também percebemos uma grande interação entre professor e alunos. A Professora Adriana, trabalhou aproximadamente 30 minutos com esta dinâmica.
A sala de aula tem muitos recursos a serem utilizados como:
Livros didáticos;
Historias infantis;
Vídeo;
Jogos Pedagógicos;
Radio;
Apostilas com atividades entre outros;
Durante as atividades a crianças são organizadas em grupos de quatro alunos por mesa, e estes grupos são sempre modificados para uma maior interação entre todos os alunos. Nesta atividade descrita acima a Professora realizou da seguinte forma:
1° Fizeram um circulo, e a professora iniciou uma conversa com eles explicando como será feita a atividade.
2° Em seguida a professora pediu que eles ficassem de frente um para o outro, ajudando e participando assim da atividade.
3° No Rádio foi usado a musica da Xuxa Cabeça, Ombro, Joelho e Pé.
4° Junto com eles a professora fez os gestos como pede a musica e ajudou alguns que tiveram dificuldades no inicio.
Logo após a musica foi feita novamente a roda da conversa e perguntou se eles gostaram da atividade e se lembram das partes do corpo que aprenderam com a musica. Depois mostrou a eles em desenhos feitos por ela mesma destas partes do corpo, como são importantes e como usamos essas partes no dia-a-dia.
Os alunos com a orientação da professora tem acesso a atividades que incorporam o uso de veículos informativos como: Jornais, revistas, internet e cinema.
Desenvolvimento
[pic 2]
O desenvolvimento musical estimula o espaço da heterogeneidade na sala de aula. Como pudemos perceber o desenvolvimento a partir da musica esboça algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos. Acreditamos que a integração proporcionada pela musica não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção do aluno. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações.
A participação do aluno é fundamental para que a interação se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões do aprendizado musical.
Os objetivos
A definição dos objetivos educacionais tem como o orientador, pois a atuação do educador na sua interação com o educando. O educador precisa saber o que atingir com seu desempenho no trabalho para onde pretende chegar.
“Os objetivos indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz como consequência de seu desempenho em atividades de uma determinada escola, série, disciplina ou mesmo uma aula.” MASETTO (1997 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 3).
Os objetivos da ação educativa sejam trabalho docente, eles não podem ser vagos imprecisos não podem também cair no extremo oposto, isto é, não devem se caracterizar por uma operacionalização extrema nem por uma visão da educação e do ensino. O pedagogo deve tomar cuidado com o excesso, que pode levar a um formalismo exagerado estéril.
...