PLANO DE CURSO DE ARTES 3ª e 4ª ETAPA
Por: MiguelMirandar • 28/5/2015 • Ensaio • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 3.560 Visualizações
PLANO DE CURSO ARTES
EJA – 3ª e 4ª ETAPA.
A maior conquista do ser humano, é a “sabedoria” que ele adquiri.
(Dri)
SANTANA/ AP
2015
PLANO DE CURSO DE ARTES 3ª e 4ª ETAPA
ESCOLA MUNICIPAL PADRE ÂNGELO BIRAGHI.
Professora: ROSA MARIA BARBOSA FREITAS
ANO: 2015
DISCIPLINA: ARTE
PLANEJAMENTO ANUAL - 3°e 4º ETAPA
OBJETIVOS:
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural;
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima e Habilidades a serem desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Apreciar a Cultura Nortista e Brasileira, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.
JUSTIFICATIVA:
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.
Ernst Fischer
A intenção da EJA é possibilitar ao educando instrumentos para que esse exerça a cidadania de forma crítica e participativa, desenvolvendo capacidades para sentir, reconhecer e interpretar o mundo à sua volta.
A arte existe naturalmente na sociedade e a sua produção não é privilégio de alguns “escolhidos”. O distanciamento do público com o produto artístico promove a sensação de inacessibilidade da arte, gerando a dificuldade em compreender seus conceitos e intenções.
Entender a arte é entender o mundo em que vive, e este é um requisito básico para a formação de uma consciência sensível às diversas manifestações artísticas.
Compreender o significado das linguagens artísticas é uma forma de se integrar à sociedade.
Há a necessidade de preparar o educando para a compreensão deste significado, desfazendo rótulos, reconstruindo saberes, agregando conhecimento pessoal e vivências.
À medida que o educando toma conhecimento das modificações ocorridas no campo da Arte, ele entende a necessidade e importância desta formação cultural e deixa de vê-la como algo inacessível, sem valor para a sobrevivência física ou supérflua para a vida cotidiana.
O ensino na EJA ocorre dentro de um viés diferente do ensino regular. Enquanto o ensino da Arte para a criança e para o adolescente está ligado à aquisição de uma bagagem cultural e artística que se amplia à medida que cresce, o aluno adulto já formou sua visão de arte, criando noções e modelos que nem sempre correspondem à realidade.
O ensino da arte deve fornecer subsídios para que os educandos tornem se independentes, competentes, críticos e confiantes nos aspectos relacionados a esta área, adquirindo subsídios para compreender a produção artística de diferentes épocas e de diferentes formas de expressão.
É finalidade do ensino da arte levar à compreensão dos mecanismos e processos das diversas linguagens artísticas (Artes Visuais, Música e Teatro), aproximando o fazer do aluno do fazer ao artista, criando intersecções pertinentes com a formação cultural.
Dentro dessa visão, o ensino de artes para os alunos da 3ª e 4ª etapa da Escola Municipal Pr. Ângelo Biraghi tem como finalidade levar à compreensão dos mecanismos e processos das diversas linguagens artísticas (Artes Visuais, Música e Teatro), aproximando o fazer do aluno do fazer ao artista, criando intersecções pertinentes com a formação cultural.
METODOLOGIA
As aulas de artes serão desenvolvidas através dos conteúdos de forma globalizada, contemplando atividades dinâmicas, expressando-se nas linguagens artísticas em atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, a imaginação, à emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções em artes. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será um espaço onde os alunos se sintam livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados. As atividades pedagógicas serão desenvolvidas partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, sequenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
...