POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR MATEMÁTICA NA ADOLESCÊNCIA
Por: Sonally Zungalo • 2/11/2016 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
RESENHA
POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR MATEMÁTICA NA ADOLESCÊNCIA
José Antonio Zago
José Antonio Zago é psicólogo, mestre em Educação e professor do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI). No texto POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR MATEMÁTICA NA ADOLESCENCIA de 2015 o psicólogo e professor analisa a participação do ensino da matemática no desenvolvimento cognitivo do adolescente. A análise é feita com base principal nas ideias de Piaget, Kant, Russel e nas experiências de sua atividade como psicólogo.
O autor inicia o texto falando sobre a crença de que, quem estuda ciências humanas não teria muita habilidade com a matemática, e se propõem a fazer uma conjuntura testável para infirmar a tal hipótese. Ele então prossegue narrando suas observações quanto ao estudo e uso da matemática no dia-a-dia. – Por que estudar tanta matemática se, no cotidiano, são requeridas apenas as operações básicas: somar, subtrair, dividir e multiplicar? (Zago,p.29) – Foi durante seu trabalho de psicólogo e atendendo pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, que surgiu então a ideia de dar uma explicação quanto a importância do estudo da matemática fundamentada na neurociência.
Segundo o psicólogo, o uso de drogas e álcool interfere na plasticidade neural, o que acaba afetando não só o aprendizado, mas também habilidades e comportamentos. Ele então faz uma analogia entre a arquitetura cerebral e uma arvore. No qual as sinapses cerebrais seriam os galhos. Ele explica, que na adolescência ocorre um processo chamado “poda sináptica”, e que o uso de drogas e álcool nessa fase seria como passar camadas de cal virgem ou óleo queimado nas partes podadas de uma arvore, dificultando desta forma seu desenvolvimento/crescimento.
Muitos adolescentes ao consumirem drogas licitas ou ilícitas, apresentam dificuldade de compreensão, especialmente em matemática. E podem apresentar dificuldade em atividades que requerem habilidades cognitivas na fase adulta.
A matemática então possibilita que a arquitetura cerebral se desenvolva de forma lógica. Assim, citando os estudos de Kant e Piaget, o psicólogo expõe que a matemática é um conhecimento sintético a priori pois não depende da experiência por ser uma atividade hipotético-dedutiva, permitiria desenvolver uma arquitetura lógica. Especialmente no período das operações formais. Fase em que o adolescente desenvolve o raciocínio abstrato. Ao ajustar a arquitetura cerebral de forma logica na adolescência, o adulto poderá relacionar com a lógica as suas decisões e o seu entendimento do mundo.
O texto traz uma abordagem própria e original. O autor se baseia não só nas teorias clássicas, mas também em sua experiência como psicólogo. O uso da analogia traz um entendimento mais claro e simples à ideia central. O texto é de interesse de estudiosos tanto da psicologia quanto da educação.
03 de junho de 2016
...