PORTFÓLIO: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Por: cilamonica • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 979 Palavras (4 Páginas) • 708 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL graduação em pedagogia
cristiane
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DO PEDAGOGO
[pic 3]
Itabira
2013
CRISTIANE
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DO PEDAGOGO
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar em grupo de dependência.
Tutora de sala: Prof.
Itabira
2013
1 – INTRODUÇÃO
Através deste trabalho veremos a importancia da atuação do pedagogo nos espaços educativos.
A presente reflexão trata do papel do pedagogo na condução do trabalho pedagógico e que para uma completa concretização, o pedagogo deve, além de buscar o melhor desempenho do aluno, estar atento a garantia do direito à educação, com respeito as condições de trabalho, formação e valorização de profissionais da educação, e a construção do P.P.P, reconhecendo a realidade da desigualdade social, buscando meios de superação a este problema que se torna rotineiro e comum em nossas comunidades.
Mas para isso o pedagogo deve ser cauteloso para com o currículo, ou seja, para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a metodologia, ou seja, para o como se deve ensinar.
2 – DESENVOLVIMENTO
O pedagogo pauta-se objetivamente no acompanhamento do processo de ensino aprendizagem como um todo.
No espaço educativo, o pedagogo possui um papel decisivo junto aos docentes, no objetivo de promover a efetiva aprendizagem na escola.
Compreendendo ser relevante refletir sobre a atuação desse profissional com vistas à construção de uma escola voltada ao desenvolvimento do pensar e do agir, foram selecionadas cinco atribuições do pedagogo no espaço educativo para ser refletivo e analisado.
1. Participar e intervir, junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.
È de extrema importância a participação e intervenção do pedagogo na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
2. Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola.
O pedagogo tem que está preparado para assumir o seu papel na escola, ter conhecimento e analisar os projetos que serão trabalhados na escola, se informarem e saber repassar de forma clara e objetiva aos docentes da escola, sempre de uma forma democrática buscando a participação e colaboração de todos para um bom resultado.
3. Elaborar o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promover ações para sua efetivação.
A formação continuada pode auxiliar os envolvidos (professores e pedagogo) a refletirem acerca de sua atuação educativa, em sala de aula ou não, permitindo a cada um se sentir movido para examinar seu ofício e dos demais envolvidos (alunos, colegas, administração, etc.), em um ambiente coletivo e, preferencialmente solidário.
4. Participar do Conselho escolar subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar.
A importancia da participaçao do pedagogo no Conselho escolar tem em vista a articulação com a família visando, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento de processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas. O resultado dessa troca produz efeitos sobre a auto-estima da criança e no seu desenvolvimento.
5. Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.
...