PORTFÓLIO DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Por: Priscila Altamirano • 31/8/2017 • Dissertação • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 2.671 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PRISCILA SANTOS ALTAMIRANO – RA 8019890
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO-SP
2017
[pic 2]
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PRISCILA SANTOS ALTAMIRANO – RA 8019890
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Atividade com base na leitura realizada dos texto da Unidades I e II – Currículos e Programas II. da disciplina Currículo e Avaliação da Educação, Turma DGPED1602SPOA3O, no curso de Pedagogia, da faculdade Claretiano – Centro Universitário. Professor / Tutor a Distância: Juliana Brassolatti Gonçalves |
SÃO PAULO-SP
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 4
2. ESTRUTURA DA BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL..................................... 4
3. ESTRUTURA DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL................................. 5
4. CONSIDERAÇÕES.......................................................................................... 5
5. REFERÊNCIAS............................................................................................... 5
1. INTRODUÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um instrumento para a promoção da equidade, pois define as aprendizagens essenciais e orienta as políticas educacionais que serão implementadas nas escolas de todo o país.
Tem uma estrutura onde mostra o que os alunos devem desenvolver ao longo dos nove anos da Educação Básica.
São dez competências que os alunos precisam desenvolver. Ele propõe um processo de aprendizagem e desenvolvimento, voltada para uma formação humana, uma sociedade justa, inclusiva e democrática.
2. ESTRUTURA DA BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil são garantidos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar
- Conhecer-se
Através de cinco campos de experiências as crianças podem aprender e se desenvolver. Os quais são:
- O eu, o outros e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Oralidade e escrita
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Cada grupo de faixa etária tem objetivos específicos de aprendizagem e desenvolvimento. São três grupos de desenvolvimento: Crianças de zero a 1 ano e 6 meses; Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. Neles são encontrados detalhes sobre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Através de um código com números e letras é possível verificar as habilidades de cada nível em que se encontram e da mesma forma poder avaliar o desempenho do desenvolvimento e aprendizagem dos grupos,
3. ESTRUTURA DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental a Base Nacional Comum Curricular, está organizada em quatro áreas do conhecimento, e seu propósito é o de garantir a “comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.” (BRASIL, 2010). São divididos em dois grupos: Ensino Fundamental – anos iniciais e Ensino Fundamental – anos finais.
O desenvolvimento dos conhecimentos estabelecidos em cada competência específica da área do componente curricular se dá ao longo dos nove anos. As áreas do conhecimento são: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências Naturais e Ciências Humanas (Geografia e Histórias).
Na estrutura é possível encontrar quais habilidades e objetivos do conhecimento, que são organizadas em unidades temáticas, onde se pretende garantir o desenvolvimento dos alunos nos anos iniciais e dar continuidade nos anos finais do Ensino Fundamental.
E assim como na Educação Infantil existe um código no qual o professor pode verificar as habilidades de cada ano em que se encontram.
4. CONSIDERAÇÕES
Ao longo da história da educação vem se discutindo a melhoria na qualidade do ensino, e através de uma base exigida pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, na Constituição de 1988 no artigo 210 e no PNE vem garantir essa qualidade através de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Existem diversas opiniões a respeito da BNCC, alguns a favor e outros não. Através de pesquisas é possível comparar debates e tensões.
...