PRATICAS PEDAGÓGICAS – INFÂNCIA E LINGUAGENS
Por: gabriele braga • 19/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.705 Palavras (11 Páginas) • 370 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
PEDAGOGIA
FRANCISCA GOMES
GABRIELE BRAGA ARAUJO FERNANDES
SILVIA ANGELA DE OLIVEIRA
PRATICAS PEDAGÓGICAS – INFÂNCIA E LINGUAGENS
JACAREÍ/S.P
2018
FRANCISCA GOMES
GABRIELE BRAGA ARAUJO FERNANDES
SILVIA ANGELA DE OLIVEIRA
PRATICAS PEDAGÓGICAS – INFÂNCIA E LINGUAGENS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota bimestral à disciplina de Praticas Pedagógicas – Infância e Linguagens do curso de Pedagogia lecionado pela Professora Maria Silvia Bigarelli.
JACAREÍ/S.P
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 4
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVO ESPECIFICO 5
METODOLOGIA 5
CAMPOS DO CONHECIMENTO 6
MATEMATICA 6
NATUREZA E SOCIEDADE 7
MOVIMENTO 7
MUSICA 8
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA – LOE 8
ARTES VISUAIS 10
DURAÇÃO DO PROJETO 10
RECURSOS 10
AVALIAÇÃO 10
REFERÊNCIAS 10
ANAXO 1 - HISTÓRIA 11
INTRODUÇÃO
Vamos montar um plano de aula baseado nas histórias infantis, o “era uma vez” nos leva para um mundo em que temos o poder de transformar as dificuldades em conquistas; os sofrimentos em alegrias.
No nosso caso, vamos mergulhar no encanto da história “O PATINHO FEIO” de Hans Christian Andersen, que expressa um pouco da sua própria desventura de viver, pois era considerado um menino feio e desajeitado.
A singularidade nessa narrativa está em despertar sentimentos e emoções humanas como o respeito às diferenças.[pic 1]
JUSTIFICATIVA
O trabalho com histórias infantis torna a aula mais atraente, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a comunicação, expressão e abrangendo o desenvolvimento das crianças.
Essa história levará o aluno a refletir sobre os sentimentos em relação a si mesmo, sobre a valorização do outro, sobre valores éticos presentes no texto.
Algumas características fazem do conto infantil um meio adequado para atualizar e reinterpretar questões universais como o bonito e feio, o bem e o mal. Podemos incorporar na moral da história normas de comportamento destinadas as relações entre as pessoas.
OBJETIVO GERAL
- Contribuir para a formação de leitores críticos, evidenciado a formação de valores éticos como respeito às diferenças;
- Recuperar as histórias da primeira infância;
- Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
- Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
- Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados pela história, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contar a história “O Patinho Feio” com os alunos e através do lúdico;
- Criar condições para os alunos refletir e interpretar a fábula;
- Observar a relação de valores morais dessa obra;
- Refletir sobre a importância do autoconhecimento e da aceitação de si mesmo e do outro;
METODOLOGIA
Vamos ler a história com as crianças a partir daí serão trabalhadas todas as áreas de conhecimento do RCNEI, a fim de propiciar várias atividades individuais e coletivas a partir do tema do “Patinho Feio”, como por exemplo apresentação do filme, músicas com tema do pato, trabalhos manuais com reciclagem e outras atividades educativas.
...