PROJETO CORPO PARA MATERNAL II
Por: suelenjung • 13/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 896 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE PEDAGOGIA
SUÉLEN JUNG PEDRO
NO MEU CORPO TEM...
CRICIÚMA
2015
SUÉLEN JUNG PEDRO
NO MEU CORPO TEM...
Trabalho Acadêmico apresentado para a Disciplina de Estágio Supervisionado I, no curso de Pedagogia - Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientadoras:
Prof. Gislene Camargo
Prof. Graziele Fatima Giacomazzo
CRICIÚMA
2015
IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Centro de Educação Infantil Estação Criança
Turma: Maternal II-B
Titulo: No meu corpo tem...
Carga horária: 28 h/a
Período do estágio: Vespertino
Professora supervisora: Lidiane Gonçalves de Souza Lansone
Justificativa:
O tema do presente projeto foi solicitado pela professora supervisora Lidiane Gonçalves de Souza Lansone, por necessidade de trabalhar mais sobre as partes e as funções do corpo humano junto com os órgãos dos sentidos. Por meio de atividades físicas e motoras é que vai ser abordado o objetivo de possibilitar ao corpo das crianças um mundo de sensações diferentes e prazerosas, ampliando a capacidade de explorar sabores, texturas e cheiros, desenvolvendo o equilíbrio e levando em consideração as funções psicomotoras.
Seja qual for à experiência proposta e o método adotado, o educador deverá levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando. Mesmo levando em conta que, em qualquer exercício ou atividade proposta, uma função psicomotora sempre se encontra associada a outras, o professor deverá estar consciente do que exatamente está almejando e onde pretende chegar. (NEGRINE, 1995, p. 25)
Portanto, o projeto “No meu corpo tem...” propiciará às crianças de 02 e 03 anos refletirem sobre seu corpo e suas sensações. Essa fase é importante para se reconhecerem e perceberem suas semelhanças e diferenças com seus colegas, além de possibilitar situações em que reconheçam seus gostos e preferências e uma experiência que levam em conta as considerações psicomotoras.
O projeto será realizado no Centro de Educação Infantil Estação Criança, na turma maternal II-B, com 08 crianças, sendo 03 meninas e 05 meninos entre dois e três anos.
Objetivo geral:
Possibilitar situações de ensino e aprendizagem sobre a percepção do corpo bem como, as sensações.
Objetivos específicos:
-Identificar e reconhecer aspectos de seu próprio corpo;
-Explorar movimentos do corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio.
-Desenvolver a atenção e coordenação motora fina e ampla;
SITUAÇÔES DE APRENDIZAGEM:
PRIMEIRO DIA:
A acolhida começará com a música “Levantar o Braço” estimulando assim a conhecer o seu próprio corpo e trabalhando também a afetividade. Irá ser repetida a música, fazendo os movimentos na frente do espelho. Logo em seguida vamos fazer uma roda e fazer conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, o cabelo e etc.
Em seguida vamos conhecer um boneco de fibra e TNT, vamos fazer uma conversa sobre onde fica as partes do coro humano. Depois decidiremos juntos se será menina ou menino, qual vai ser o nome e pôr uma roupa nele.
SEGUNDO DIA:
A acolhida começará com a música “Fui ao mercado”, fazendo com que as crianças se apropriem ainda mais do seu próprio corpo. Depois de cantar a música e fazer os gestos, mostrar uma caixa: o que será que tem dentro? Abriremos a caixa e encontraremos uma formiga, feita com E.V.A. Cada criança receberá uma formiga, e cantaremos a música “A formiga” e a dramatizaremos.
Em seguida, vou mostrar e colar na sala vários pés e mãos, que foram confeccionados em papel, formando uma trilha para que as crianças “pisem” (com as mãos e com os pés) no caminho feito, com o objetivo de aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio.
...