PROJETO DA GINCANA INTERDISCIPLINAR PROETI
Por: Cristiane Galdino • 26/11/2018 • Abstract • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 1.963 Visualizações
Gincana Interdisciplinar
PROJETO DA GINCANA INTERDISCIPLINAR PROETI – Vespertino
Público Alvo: Alunos matriculados no PROETI (ensino fundamental)
Dia: 24/10/2013 duração: aproximadamente 3 horas
Professoras responsáveis:
JUSTIFICATIVA
De acordo com o minidicionário Aurélio, gincana, é uma competição entre equipes em que ganha a que completar certas tarefas com mais rapidez e habilidade. (FERREIRA, 2008:433)
Pensando em uma atividade para interagir os alunos do Proeti na semana das crianças de forma integral, elaboramos o projeto da gincana que colabora para o conhecimento específico das áreas de língua portuguesa, matemática, artística e esportiva. Assim os alunos poderão se divertir e ao mesmo tempo aprender e construir saberes a partir das tarefas interdisciplinares elaboradas.
A gincana também possibilita a troca de experiências e socialização entre alunos e professores.
OBJETIVO GERAL
∙ Promover atividades extraclasses e proporcionar momentos prazerosos na escola
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
∙ Despertar o espírito de competição;
∙ Valorizar alunos em seus aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos;
∙ Desenvolver a criatividade, agilidade e dinamismo entre os alunos;
∙ Promover a socialização e integração dos estudantes;
∙ Desafiar o espírito de competitividade e imaginação dos estudantes.
AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO
A avaliação das atividades e a pontuação serão baseadas nos seguintes critérios:
• Participação;
• Desenvolvimento;
• Comportamento;
• Trabalho em equipe;
• Comprometimento;
• Animação
Cada equipe será responsável para ajudar a pontuar a outra. Observando se houve fraude ou trapaça. As professoras organizadoras serão as juradas. Cada tarefa ou prova terá o valor de 10 pontos.
DIVISÃO DAS EQUIPES
Serão necessário três equipes para serem classificadas em 1°, 2° e 3 ° lugares.
As equipes serão responsáveis por escolherem um nome e criarem o grito de guerra que também serão pontuados e avaliados.
PROVAS E TAREFAS
Provas esportivas:
1. Dança da cadeira
Colocará uma música e 2 cadeiras. A equipe decidirá um responsável que participará da brincadeira.
2. Gol
Cada equipe seleciona 1 participante para jogar, será 3 chutes para cada 1. Ganha aquele que fizer o maior número de acertos. Em caso de empate os participantes terão 1 chute cada um até desempatar. O vencedor no jogo ganhará os pontos da prova.
3. Corrida com bolinha de pingue pongue
Também será escolhido um líder de cada equipe para participar. Deverá fazer um percurso sem deixar a bola cair. Quem chegar primeiro vence.
4. Prova da bexiga
3 participantes. 1 de cada equipe deverão encher a bexiga até estourar. A bexiga que estourar por último será vencedora.
5. Quem bebe mais rápido
A cada representante escolhido pela equipe terá de tomar 1 litro de suco de uva. Quem tomar tudo sem derramar e terminar primeiro vence.
6. Pula corda
Quem conseguir ficar mais tempo no foguinho vence.
7. Basquete
Quem acertar o maior número de cestas vence.
8. Cabo de guerra
Primeiro será escolhido dois representantes de cada equipe. O vencedor competirá com o da outra equipe. Quem conseguir segurar vence.
Tarefas:
1. Conhecimentos Gerais: Perguntas e respostas
Cada equipe receberá uma lista com as Perguntas (segue exemplo de 20 perguntas abaixo). O Monitor deverá pré-estabelecer um tempo, para cada equipe responder o máximo de perguntas possíveis. Terminando o tempo as equipes deverão entregar a lista com as respostas para o monitor. Vence a equipe que tiver maior número de respostas certas.
Perguntas
- Quantos números 9, tem até 100?
- O que deixa a planta verde?
- O que é mais pesado: um quilo de pena ou um quilo de chumbo?
- O que disse Benjamin Franklin quando descobriu a eletricidade?
- Qual a frase de sete palavras que lida de frente para trás ou de trás para frente é mesma coisa?
- O que fez um canibal quando devorou seu pai?
- Por que Drácula ajuda os vampiros jovens?
- Qual é a parte do corpo humano que tirando uma letra fica vazia?
- O que é pior que achar um bicho na maçã?
- O que o assassino faz quando se aposenta?
- Quando uma onça não é feroz?
- Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?
- “O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA” - Quantos “R” tem nisso?
- Qual a última letra de alfabeto?
- Se você atirasse uma pedra branca no mar vermelho, o que aconteceria?
- Três homens caíram de um barco, mas somente dois deles ficaram com os cabelos molhados. Porque?
- Um hipopótamo está sentado numa cadeira. Que horas são?
- Qual a palavra de quatro sílabas que contém vinte e três letras?
- Qual a coisa mais dura quando se aprende a andar de bicicleta?
- O que é pior que uma girafa com dor de garganta?
Respostas
- Vinte
- Clorofila.
- Os dois pesam a mesma coisa.
- Nada, ele ficou em estado de choque.
- Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos.
- Um órfão.
- Porque gosta de sangue novo no negócio.
- A boca.
- Achar meio bicho.
- Vive matando o tempo.
- Quando ela é uma onça pintada.
- Preto, “Branco” era o nome dele..
- Nenhum, “nisso” não tem “S”.
- A letra “O”.
- Ela afundaria.
- Porque o outro era careca.
- Hora de comprar outra cadeira.
- Alfabeto.
- O chão.
- Uma centopéia com dor nos pés.
2. Conhecimento linguístico: Português
1. Quiz de Língua Portuguesa
Cada equipe terá que escolher um líder para responder as perguntas e, para cada pergunta, terá 10 segundos para respondê-las. O restante da turma ficará na torcida. Se uma equipe não souber responder passa a chance para as demais.
1. No estudo da língua, cada unidade de som da palavra recebe o nome de:
a. Sílabas.
b. Fonema.
c. Letras.
d. Hiato
2. As letras K, W e Y passaram a integrar o alfabeto da língua Portuguesa, que conta agora com:
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