PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA CONSTRUINDO UM FU
Por: Silvania27 • 17/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 643 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
CONSTRUINDO UM FU
MONTE ALEGRE
2019
Sumário
1. tema .............................................................................................. 03
2. Situação-Problema ....................................................................... 03
3. Justificativa e Embasamento Teórico ........................................... 03
4. Público-Alvo .................................................................................. 05
5. Objetivos ....................................................................................... 05
6. Percurso metodológico ................................................................. 06
7. Recursos ....................................................................................... 07
8. Cronograma .................................................................................. 07
9. Avaliação e Produto final .............................................................. 08
Referências Bibliográficas .........................................................09
Tema
MEIO AMBIENTE: Cuidar é um dever de todos
Situação- problema
O meio ambiente sofre com os descasos por parte da sociedade em geral, pois, atualmente nos deparamos com uma grande quantidade de lixo sendo descartados em locais impróprios como em rios e ruas, por exemplo. A conscientização precisa começar desde criança, pois é nessa fase que elas aprendem conceitos, valores e cuidados com a natureza que são levados para toda vida.
Devemos, ainda, nos atentarmos para a quantidade de materiais que poderiam ser reciclados como plásticos, vidros, papeis etc. Esses são, portanto, grandes vilões do nosso meio ambiente, pois demoram muitos anos para se decompor na natureza e causam grandes prejuízos ao nosso meio ambiente.
Temos, portanto, de ter a consciência de que se não fizermos nada para mudar essa realidade podemos sofrer com as consequências que virão e outras que já estamos vivenciando, como a falta d’água, a poluição de rios e as grandes enchentes das cidades. Por isso, é fundamental trabalhar esse tema nas escolas de educação infantil, pois se as crianças forem conscientizadas desde cedo, se tornarão adultos responsáveis com o meio ambiente.
Justificativa
Tendo em vista que o descarte de lixo no meio ambiente causa grande impactos ambientes, muitas das vezes irreversíveis, e que esse comportamento humano perpassa várias gerações, entende-se que uma das formas mais eficazes de mudar essa realidade é trabalhar a conscientização ambiental desde a primeira infância, incutindo nos pequenos o desejo de preservar o meio ambiente, bem como mantê-lo limpo.
Sabe-se que a escola, principalmente a escola de educação infantil, é fundamental nesse processo de conscientização do meio ambiente, pois é na nela que a criança ampliará seus conhecimentos, aprenderão conceitos e valores essenciais para uma vida mais justa e responsável. Esses conceitos e valores serão levados para toda vida, daí a importância de trabalhar a educação ambiental desde a primeira infância. Como afirma o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998):
Na instituição de educação infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar historias individuais e coletivas, compor o repertorio de conhecimentos comuns àquele grupo. (BRASIL, 1998, p. 181)
A lei de Educação Ambiental n°9.795 de abril de 1999, dispõe em seu artigo 2° e 3° que a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis de escolaridade nacional, seja de caráter formal ou não, ou seja, todos têm direito à educação ambiental, inclusive o poder público e as instituições de ensino infantil.
Outro aspecto levantado pela referida lei é de que a educação ambiental precisa fazer parte do processo de formação de novos professores, e aqueles que já estão em atividade devem receber formação complementar em suas respectivas áreas de atuação e assim atender de forma satisfatória a Política Nacional de Educação Ambiental.
Portanto, a educação ambiental tem como intuito o desenvolvimento do ser humano para uma reflexão crítica, participativa e consciente dos seus atos em relação ao meio ambiente. Medina (2002, p. 52) argumenta que:
A educação ambiental é um instrumento imprescindível para a consolidação dos novos modelos de desenvolvimento sustentável, com justiça social, visando a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas, em seus aspectos formais e não formais, como processo participativo através do qual o indivíduo e a comunidade constroem valores sociais e éticos, adquirem conhecimento, atitudes, competências e habilidades voltadas para o cumprimento do direito a um ambiente ecologicamente equilibrado em prol do bem comum das gerações presentes e futuras.
Dessa forma, as crianças têm grande potencial psíquico de absorver o conhecimento e pô-lo em prática, pois são potenciais agentes de mudança do meio em que vivem. Faz-se necessário que todos participem desse processo de preservar o meio ambiente, inclusive a família. Conforme Reigota (2009, p.19), “os problemas ambientais forma criados por homens e mulheres e deles virão as soluções. Estas não serão obras de gênios, de políticos ou tecnocratas, mas sim de cidadãos e cidadãs”. Nesse contexto, é de suma importância iniciar um trabalho de educação ambiental no cotidiano escolar para que as crianças cresçam conscientes de que o ser humano precisa do meio ambiente para sobreviver, e que se não fizermos nada para mudar essa realidade sofreremos graves consequências de nossas atitudes.
Público-alvo
Educação infantil (crianças de 4 a 5 anos de idade).
Pais, professores e comunidade em geral.
Objetivos
- Objetivo geral: conscientizar as crianças, de forma lúdica, sobre a necessidade de preservar o meio ambiente mostrando a elas os impactos ambientais causados pelo lixo, e o que elas precisam fazer para evitar a degradação do nosso meio ambiente.
- Objetivos específicos:
- Conscientizar sobre a coleta seletiva do lixo: em casa, na rua e na escola.
- Incutir o respeito e a valorização pelo meio ambiente.
- Demonstrar para as crianças como o descarte incorreto do lixo pode provocar grandes prejuízos no meio ambiente e aos animais.
- Ensinar boas práticas de reciclagem.
- Ensiná-las a confeccionar brinquedos a partir de materiais reciclados.
- Ensinar o significado das cores de cada lixeira.
- Conhecer a realidade escolar.
- Estimular novos hábitos perante ao meio ambiente.
Percurso metodológico
A metodologia será dividida em 4 etapas:
1°Etapa - fazer uma roda de conversa com as crianças e abordar o tema com as crianças:
- Apresentar para elas as lixeiras da escola e a finalidade de cada uma.
- Demonstrar por meio de vídeos lúdicos, revistas, fotografias, histórias etc. os prejuízos causados pelo lixo jogado no meio ambiente.
2°Etapa- levá-las para conhecer a realidade local; orientar para que as crianças observem as ruas e apresentar os vários tipos de lixos que são descartados no meio ambiente.
3° Etapa- explicar sobre a reciclagem e realizar oficinas para a confecção de brinquedos de materiais recicláveis, como casa de papelão, lixeiras de papelão, telefone sem fio com pote de iogurte, animaizinhos de papel etc.; trabalhar com recortes e colagem de figuras relacionadas ao tema e apresentar as cores e os tipos de reciclagem.
...