PROJETO DE PESQUISA - UM SISTEMA INCLUSIVO: GARANTIA DA ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS
Por: Everlaine Brandão • 8/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETO DE PESQUISA
UM SISTEMA INCLUSIVO: GARANTIA DA ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS.
Cilene Maria da Silva
Beatriz Fernanda
Brunna Eduarda
Everlaine Maria Viturino Brandão
Milena Cabral Oliveira
Recife, 26 de julho de 2018
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem o intuito de compreender informações importantes sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência física no ambiente escolar, visto que na atualidade é um desafio garantir a acessibilidade para todos, viabilizando que pessoas com ou sem necessidades especiais frequentem e tenham acesso aos mesmos locais e tecnologias, sem restrições ou exclusão.
A importância do projeto de pesquisa se dá pelo fato de vivermos em sociedade e desse modo precisamos lidar com as diversas limitações físicas do outro, criando também um sentimento de empatia pelo próximo. Diante disso, procura-se verificar como se dá o processo de inclusão com outros alunos nos espaços de convivência, se há o sentimento de pertencimento no grupo ao qual estão inseridos. Na educação básica o presente projeto faz-se necessário para que crianças com necessidades especiais se sintam desde os anos iniciais inclusos na escola e se tornem desde cedo independentes, promovendo então a socialização entre os alunos e a inclusão escolar. Para a Instituição, a inclusão educacional nas escolas deve respeitar a diversidade, possibilitar a todos os alunos o seu acesso, preparar-se para receber estes alunos e responder às necessidades educacionais de cada um deles.
Diante desta causa, surgiu a necessidade de avaliar como encontram-se as Escolas Municipais da Zona Norte do Recife, visando também responder as perguntas se existe inclusão e acessibilidade para todos na escola e como e quais são as condições de acessibilidade para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida nas escolas municipais dessa área.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Investigar e discutir a concepção de acessibilidade na escola e verificar se a mesma segue os padrões legalmente estabelecidos de forma padrão.
Objetivos específicos:
Avaliar a capacidade da instituição escolar para oferecer acessibilidade aos alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida;
Investigar a importância dos espaços adaptados no ambiente escolar;
Perceber as dificuldades encontradas por estes alunos no enfrentamento do cotidiano escolar;
Reconhecer as premissas legais relacionadas a questões voltadas para estes alunos.
METODOLOGIA
Atender as condições de acessibilidade dos espaços públicos é requisito para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência física. O presente estudo se caracteriza como sendo de cunho qualitativo, onde através do diário de campo será feita as análises dos locais observados, bem como as recomendações pertinentes, registrando, analisando e correlacionando fatos e fenômenos encontrados nos locais.
Utilizaremos como técnica, entrevista semiestruturadas, no qual a partir desta analisaremos os discursos dos sujeitos com deficiência física quanto as suas facilidades e dificuldades de orientação e mobilidade quanto às condições de acessibilidade na escola. O que nos possibilita relacionar os discursos com os aspectos identificados no material teórico.
Com o aprimoramento da pesquisa qualitativa foi desenvolvido também recursos técnicos para sua construção. E segundo Minayo (1998), a entrevista é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo, e em seu sentido restrito tem o significado de recolhimento de informações sobre determinado tema científico.
Além disso, utilizaremos a técnica de observação que nos permitirá analisar o que pensam os alunos, pais e gestores da instituição escolar, sobre as condições de acessibilidade das Escolas Municipais da Zona Norte do Recife, e como isso interfere na orientação e mobilidade.
As coletas serão realizadas em uma instituição de cada bairro, ao qual delimitamos como campo de estudo, e que diante disso aplicamos onze critérios para avaliação das condições de acessibilidade, dentre eles: acessos, sanitários, locais de atendimentos, sinalização, pisos, rampas, corrimãos, elevadores, portas, passeios e estacionamentos.
...