PROJETO DE RECUPERAÇÃO INSTITUTO CAROLINA FRAGA: PÓLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: Maurio • 30/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.409 Palavras (10 Páginas) • 289 Visualizações
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
PROJETO DE RECUPERAÇÃO INSTITUTO CAROLINA FRAGA: PÓLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISADORAS:
Karoline Duarte Ventury
Simone Batista dos Santos
Atílio Vivacqua - ES
Maio/2009
SUMÁRIO
Resumo..................................................................................................................
Apresentação.........................................................................................................
Justificativa............................................................................................................
Objetivos................................................................................................................
Materiais e Métodos...............................................................................................
Cronograma de Execução.....................................................................................
Conclusões...........................................................................................................
Referências Bibliográficas.....................................................................................
1. RESUMO
O presente projeto propõe a recuperação da Mata Ciliar do Instituto Carolina Fraga, localizado no Município de Atílio Vivacqua, onde estaremos utilizando mudas que serão fornecidas pelo IEMA gratuitamente sendo esta uma alternativa de custo inferior.
O plantio a ser realizado será em uma área de 24.000 metros quadrados. Previamente ao plantio será feito um estudo para saber a vegetação que ocorre em áreas ainda preservadas da região.
As mudas serão plantadas em covas com dimensões mínimas de 30 cm de diâmetro por 40 cm de profundidade, espaçadas entre si em cerca de 3 x 3m (cerca de 10m2 por planta) que é a distância média entre árvores adultas nas matas naturais.
O acompanhamento do plantio será realizado através de visitas periódicas, para determinar a taxa de sucesso.
PALAVRAS-CHAVE: Mata ciliar, recuperação e mudas.
2. ABSTRACT
3. APRESENTAÇÃO
Sabe-se da necessidade urgente em preservar as matas ciliares em função das nascentes e cursos d’água que propiciam o abastecimento de cidades, de lavouras, também servindo de bebedouro de animais.
Segundo DURIGAN & NOGUEIRA (1990), muito se tem discutido sobre a necessidade de recomposição das matas ciliares que outrora protegiam as margens dos corpos d'água, evitando o assoreamento, regularizando a vazão dos rios e fornecendo abrigo e alimentação para a fauna.
No aspecto dos recursos abióticos, as florestas localizadas junto aos corpos d’água desempenham importantes funções hidrológicas, compreendendo: “proteção da zona ripária”, filtragem de sedimentos e nutrientes, controle do aporte de nutrientes e de produtos químicos aos cursos d’água, controle da erosão das ribanceiras dos canais e controle da alteração da temperatura do ecossistema aquático (LIMA,1989).
“O trabalho de recuperação de áreas degradadas é urgente. Nesse sentido, todo esforço e estudo são importantes, pois estará se preservando e protegendo, acima de tudo, a qualidade de vida” (LOBATO, 2003).
JUSTIFICATIVA
- Aspectos ambientais: recuperação do Instituto Carolina Fraga.
- Aspectos sociais: conscientização da importância da participação da sociedade na execução do projeto.
- Aspectos culturais e ambientais: Preservação do Instituto Carolina Fraga e criação do Pólo de Educação.
- Beneficiários diretos e indiretos atingidos com a execução da proposta: Os proprietários locais, os moradores de Atílio Vivacqua, área de abrangência do projeto.
OBJETIVOS
Este projeto tem como principal objetivo a criação de um parque ecológico com fins de preservação dos cursos d’água, fauna e flora e reposição da mata ciliar dos locais degradados (Lei Nº 4.771, Art.2) com funções sociais, culturais, educacionais e de lazer.
Definido o bem natural a ser recuperado neste projeto, temos os seguintes objetivos, aqui chamados de metas, assim classificados:
METAS | AÇÕES |
META 01 | - Visita ao local a ser recuperado; |
META 02 | - Identificar áreas críticas com ausência de mata ciliar; |
META 03 | - Definição da área a ser recuperada; |
META 04 | - Sensibilização e conscientização dos proprietários do local e da redondeza sobre a importância da recuperação da área definida pelo projeto; |
META 05 | - Identificação e Preservação da fauna e flora regional; |
META 06 | - Recuperação da área definida pelo projeto; |
Será definida uma área para o plantio de 48.000 mudas, e as espécies a serem utilizadas no plantio serão definidas de acordo com a ocorrência em segmentos preservados da própria região.
Após o plantio serão realizadas três visitas periódicas para acompanhamento da evolução do processo de plantio as mudas, recuperação e reposição das mudas que não sobreviverem.
MATERIAL E MÉTODOS
As ações de recuperação devem obedecer a uma seqüência lógica para que os resultados sejam eficientes. A seqüência utilizada será a seguinte:
...