PROJETO “MEU DINHEIRINHO” - APRENDENDO A POUPAR PARA ECONOMIZAR
Por: Jyrs • 27/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 1.472 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)
JENNIFFER RIBEIRO SALES
PRÁTICA DE LABORATÓRIO: BRINQUEDOTECA
PROJETO “MEU DINHEIRINHO” - APRENDENDO A POUPAR PARA ECONOMIZAR
VILA VELHA- ES
2018
ESQUEMA DA ATIVIDADE:
Tema: Meu dinheirinho
Duração da atividade: cerca de 50 minutos
Faixa etária: crianças entre quatro e cinco anos
Conteúdos: lição sobre economia e ecologia
Objetivos: ajudar os educandos a entender a importância de poupar para realizar
Metodologia: rodas de conversa e prática de decoração dos cofrinhos
Recursos utilizados: garrafas pet e imagens pré-selecionadas
Avaliação: a atividade foi realizada conforme planejado e as crianças responderam bem ao que foi proposto
PROJETO BRINQUEDOTECA – “MEU DINHEIRINHO”: APRENDENDO A POUPAR PARA REALIZAR
1- INTRODUÇÃO
Administrar o dinheiro é uma grande responsabilidade. Em tempos de instabilidade financeira, crescente inflação, e elevado custo de vida, ter organização financeira, controle sobre o orçamento familiar ou pessoal, é fundamental.
Não raro, observa-se que muitos não têm controle algum sobre as próprias finanças, gastam mais do que ganham, se veem atolados em dívidas. Além disso, a mídia utiliza de propagandas que apelam ao desejo consumista, que tornam difícil perceber a diferença entre querer e precisar, induzindo a comprar algo que na realidade não se necessita. Assim é vital aprender a controlar os gastos e usar bem o dinheiro.
E a educação financeira é algo que deve ser iniciado bem cedo, desde a tenra infância. Afinal, administrar bem o dinheiro é uma habilidade que as crianças levarão para a vida adulta, na realidade, lhes será muito útil por toda a vida. Com este objetivo, a atividade proposta teve como finalidade, ajudar as crianças de forma lúdica e descontraída, a conhecer o valor do dinheiro, bem como a importância de definir metas e poupar para realizá-las.
A escola onde a atividade foi realizada situa-se em uma região de periferia, na qual a comunidade na sua quase totalidade é carente. Não foi observado um critério específico para a escolha da escola local, visto já se tratar do local onde tenho a oportunidade de realizar estágio supervisionado. Contudo avaliando o perfil das crianças atendidas pela escola, a atividade foi planejada de modo a estar em sintonia com a realidade das mesmas, e ao mesmo tempo agregando um aprendizado positivo.
O ambiente escolar em termos de estrutura física, é pequeno, há um grande campo para melhora na questão do atendimento as crianças. Contudo, a equipe pedagógica, bem como todos os envolvidos quer direta ou indiretamente, são acolhedores, é evidente o prazer e a satisfação no trabalho com os alunos. Todos os ambientes, desde a própria sala de aula, o local de recreação, bem como o refeitório, são espaços adaptados às crianças e oferecem experiências riquíssimas.
A escola possui alunos com faixa etária de três a cinco anos de idade. No geral, as crianças são curiosas, com vontade de aprender, de experimentar o novo. Elas são enérgicas, e trazem consigo uma grande influência do ambiente cultural a qual estão inseridas. Todos esses aspectos foram levados em conta ao se elaborar a atividade. A turma escolhida possui 16 alunos com idade entre quatro e cinco anos de idade. A comunidade escolar aceitou de forma bem positiva a atividade e as ideias propostas, e se colocou a disposição para auxiliar no bom cumprimento.
2- DESENVOLVIMENTO
Etapa 1- O primeiro passo foi planejar o que se pretendia alcançar com a atividade. O objetivo principal foi ensinar as crianças à importância de saber usar bem o dinheiro, de avaliar as reais necessidades e o quanto se pode gastar. Também foi proposto que é preciso economizar para se conquistar o que se deseja alcançar. Para tanto, as crianças foram acomodadas na sala de brinquedoteca e todos esses aspectos, na sua linguagem própria, foram discutidos em uma roda de conversa.
As crianças foram estimuladas a expressarem suas próprias ideias e a chegarem a uma conclusão lógica sobre a economia financeira. A conversa girou em torno de algumas imagens que foram apresentadas seguindo-se uma linha de raciocínio. A figura 1 iniciou a conversa, indicando que as crianças desde bem pequenas precisam poupar dinheiro.
Tendo as crianças se expressado a cerca de poupar dinheiro, a conversa girou em torno de não se comprar tudo o que se deseja, pois logo tende a se tornar obsoleto e surge outro produto em substituição, levando por fim a um comportamento consumista e a um constante sentimento de descontentamento. Para ajudar as crianças nesse entendimento, foram direcionadas imagens que retratam a moda, os brinquedos e os eletrodomésticos de décadas passadas, mostrando assim como as tendências de uma época mudam e tendem a se tornar ultrapassadas e a gerar posteriormente estranheza. As figuras 2,3,4 e 5 retratam algumas antiguidades
...